segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

REUNIÃO DE PAIS PARA OS ALUNOS NOVOS



REUNIÃO DE PAIS PARA OS ALUNOS NOVOS



Iniciamos nossos trabalhos com a comunidade, agora em Janeiro, com a tradicional “Reunião de Pais dos Alunos Novos”, realizada em 26 de Janeiro.
Este evento visa à recepção e acolhimento destes pais que pela primeira vez têm seus filhos matriculados na EMEI.
Após as boas vindas, foi apresentado um DVD com a Retrospectiva de 2014(vídeo com os principais eventos, atividades, rotina da escola).
Foram dados informes sobre TEG, material escolar, uniforme, início das aulas; além do levantamento de expectativas da família e um breve “Lourde’s Tour”.
Seguem abaixo o resultado do que os pais esperam para seus filhos neste ano e o registro das fotos:

Expectativas
Quantidade de Respostas
Atenção
2
Aprendizado
3
Segurança
2
Dedicação
7
Amor
2
Amizade
1
Respeito
2
Paciência
3
Carinho
5
Confiança
2
Cuidado
1
Empatia
1
Acolhimento
1
Comunidade
1
Esporte
1
TOTAL
 43 RESPOSTAS







quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PAUTA REUNIÃO DE ACOLHIMENTO DOS PAIS DE ALUNOS NOVOS



EMEI PROFESSORA LOURDES HERÉDIA MELLO

PAUTA REUNIÃO DE ACOLHIMENTO DOS  PAIS  DE  ALUNOS NOVOS

26 de Janeiro de 2015(9H)


  1. Apresentação da equipe técnica;
  2. Apresentação do DVD: Retrospectiva 2014 da Unidade Escolar;
  3. Levantamento das expectativas dos pais sobre a escola;
  4. Informes sobre adaptação na EMEI;
  5. Apresentação da escola e
  6. Despedida.


 

Orientações sobre Período de Adaptação para os Pais


Falar com a criança sobre a experiência que será vivida:

·        Conversar com as crianças sobre a nova escola;
·        Falar o nome da professora e explicar que é para falar com ela sempre que precisar de algo;
·        Contar as possíveis brincadeiras que podem acontecer;
·        Descrever a rotina;
·        Evitar falar o que desconhece para não criar falsas expectativas;
·        Não fazer promessas ou chantagens.

Fazer as coisas juntos: 

·        Escolher a roupa que vai para a escola;
·        Combinar de fazer alguma coisa juntos na volta da escola;
·        Procure fazer uma passagem tranquila: aceitar que a criança seja cuidada e conduzida pela professora e/ou funcionários da escola até a sala de aula;
·        Se precisar de uma conversa ou orientação mais detalhada procure a coordenação pedagógica.



(extraído do texto: Adaptação e Acolhimento: um cuidado inerente ao projeto educativo da instituição e um indicador de qualidade do serviço prestado pela instituição. Cisele Ortiz)