quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

REUNIÃO DE PAIS PARA OS ALUNOS NOVOS



REUNIÃO DE PAIS PARA OS ALUNOS NOVOS

Iniciamos nossos trabalhos com a comunidade, agora em Janeiro, com a tradicional “Reunião de Pais dos Alunos Novos”, realizada em 27 de Janeiro.
Este evento visa à recepção e acolhimento destes pais que pela primeira vez têm seus filhos matriculados na EMEI.
Este ano foi a vez dos pais dos alunos do 5.A, 5.B. e 5.C, oriundos de CEIs.
Após as boas vindas e apresentação da Equipe Gestora foi apresentado um DVD com a Retrospectiva de 2015(vídeo com os principais eventos, atividades, rotina da escola).
A seguir, foram dados informes sobre TEG, material escolar, uniforme, Primeira Reunião de Pais e Mestres do ano letivo (10 de Fevereiro, às 13h), início das aulas e um breve “Lourde’s Tour”.
Assiduidade dos Pais/Responsáveis:


Quantidade de Alunos
Presença dos Pais
5.A.
31
25
5.B.
30
23
5.C.
24
06
Total
85
54(65%).
Vejam as fotos do evento!






terça-feira, 26 de janeiro de 2016

PAUTA REUNIÃO DE ACOLHIMENTO DOS PAIS DE ALUNOS NOVOS






EMEI PROFESSORA LOURDES HERÉDIA MELLO

PAUTA REUNIÃO DE ACOLHIMENTO DOS  PAIS  DE  ALUNOS NOVOS

27 de Janeiro de 2016(9H)

  1. Mensagem de acolhida aos pais
UM ANO NOVO COMEÇA

“Um ano cheio de dúvidas
E, ao mesmo tempo,
Cheio de esperanças.
Mas nesse ano,
Há um dia especial para mim.

Posso ir muito contente.
Mas se por acaso eu chorar,
Quando à escola entrar,
Não fique com pena de mim.
É que vou ficar longe de você...
Mas, lá vou encontrar segurança,
Dedicação, atenção,
E, principalmente, amor!

Não se preocupe com lápis, borracha e caderno...
Eu só os usarei depois de muito brincar, recortar, colar, desenhar, pintar...
Pergunte o que fiz na escola e não jogue meus trabalhos,
Eles são muito importantes para mim!
Tudo isso fará de mim
UMA CRIANÇA FELIZ!”

Um bom ano de trabalho para todos!
Equipe Escolar da EMEI PROFESSORA LOURDES HEREDIA MELLO

(extraído do “Baú de Ideias”, do Blog de Ivanise Meyer).

  1. Apresentação da equipe técnica;
  2. Apresentação do DVD: Retrospectiva 2015 da Unidade Escolar;
  3. Levantamento das expectativas dos pais sobre a escola;
  4. Informes:
a)    Teg 2016;
b)    Uniforme;
c)    Material Escolar;
d)     Horário da Primeira Reunião de Pais e Mestres (10/02/2016- às 12h);
  1. Apresentação da escola e
  2. Despedida.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

5 COISAS QUE SEU FILHO APRENDE NA EMEI E VOCÊ NÃO SABIA



5 COISAS QUE SEU FILHO APRENDE NA EMEI E VOCÊ NÃO SABIA





No mês de dezembro de 2015 a maioria das matrículas na nossa EMEI já estava fechada.


E é aqui que nossa conversa começa.

Claro que os pais não tem obrigação de ter o conhecimento teórico de como é o funcionamento de uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), mas a partir do momento que conseguem matricular sua criança, é muito importante saber além do que todo mundo fala:

- "Vou deixar meu filho na EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil - para conseguir trabalhar. Chegando no final do dia ele estará alimentado e terá brincado muito. Estou feliz com isso!"

Será que é só isso? O que está por trás da alimentação, da brincadeira e de outras coisas que você nem imagina que acontece num EMEI?

*Obs: Muitas pessoas conhecem os EMEIs pelo nome de “CRECHE”. A palavra EMEI ainda é pouco utilizada pelos pais.

1 - O IMPORTANTE CONVÍVIO COM OUTRAS CRIANÇAS


Os lares tem cada vez menos crianças. Muitos casais decidem ter apenas um filho. E mesmo quando decidem ter mais, dificilmente as crianças saem para brincar com outras enquanto os pais estão trabalhando. A criminalidade está em todo lugar e os pais querem proteger suas crianças. 

Consequência: Eles ficam dentro de casa assistindo TV, jogando vídeo game, ou usando computador. 

Na EMEI seu filho estará convivendo com várias outras crianças da mesma idade. Existirão sim os conflitos, mas a professora está lá para ajudá-los a resolver da melhor forma possível. É natural da idade que a primeira forma de se defender ou conseguir o que quer seja mordendo e batendo. Nesses momentos a professora conversa e explica que a melhor forma de resolver é conversando. 

Vamos ver um exemplo:
A criança quer brincar com um brinquedo que está com o colega. A primeira reação da criança para conseguir aquele brinquedo será bater no colega, ou pegar o brinquedo da mão dele a força. Já imaginou a cena? Choro pra todo lado!

A professora vai conversar com os dois e mostrar que para conseguir aquele brinquedo o melhor a fazer é pedir. Daí eles combinam que um brinca um pouco e depois o outro. Imagine a alegria da professora em ver que depois de algum tempo a criança consegue conversar com o colega para conseguir o que quer ao invés de partir para a agressão.
Que vitória! (Claro que isso não vai acontecer de um dia para o outro. Serão muitas cenas dessas até que a criança realmente entenda e coloque em prática).

Agora os pais, será que a criança aprenderia essa importante lição de convívio se não tivesse a oportunidade de passar por isso junto com várias outras crianças e aprender qual a forma correta de resolver seus conflitos?

Se a criança fica apenas dentro de casa e/ou só convive com adultos, dificilmente aprenderá essa lição importantíssima para o convívio em sociedade.



2 - ROTINA E ORGANIZAÇÃO


Em casa, a criança brinca e deixa tudo espalhado. A mãe vai lá e sai recolhendo. 
A criança não tem um horário para dormir, para comer...

Pois então, já observou como é o começo do dia na EMEI? 
Aquele geralmente é o momento de lazer com brinquedos... As crianças já sabem que devem chegar, guardar sua mochila e ir brincar enquanto aguardam os outros colegas chegarem.

Mas depois da brincadeira a sala precisa ser arrumada. A professora ensina à todos que devem ajudar a guardar cada coisa em seu lugar. Depois tem o horário do lanche, de atividade, de ir ao parque, de descansar...

Tudo na EMEI acontece todos os dias nos mesmo horários. Isso é extremamente importante para a criança pois ajuda na autonomia do pequeno. Tanto é que às vezes a professora nem precisa dizer o que vai acontecer depois porque eles já sabem.
E na hora de guardar as mochilas e colocar os sapatos após o momento do descanso.... Gente, é muito lindo! Chega um momento que um já vai dizendo para o outro o que tem que fazer, ajuda o colega a colocar o sapato e vai pro cantinho da brincadeira aguardar o momento de ir pro refeitório.

Pais, imagine crianças tão pequenas e já sabendo se organizar. Olha que maravilhoso! Claro, sempre com a supervisão e orientação da professora que ajuda no que for necessário. 



3 - ALIMENTAÇÃO BALANCEADA



Bem, com toda a correria do dia a dia, dificilmente você vai conseguir fazer uma alimentação balanceada pro seu filho em todas as refeições e todos os dias.

Num geral as crianças tomam um iogurte, achocolatado de caixinha, biscoito recheado, macarrão instantâneo, nuggets, refrigerantes, suco em pó e coisinhas assim, tudo muito prático. 
E geralmente é na hora que a criança quer e não num horário estabelecido pela família. E ainda mais... na frente da TV. Não é verdade?

Agora você já observou a alimentação servida na EMEI?

O trabalho das cozinheiras é gigantesco.

Café da manhã com itens variados durante a semana como leite, pães, biscoitos, bolos, margarina, geleia.



O almoço também é balanceado. Sempre tem o arroz, feijão, um tipo de carne, salada quente, salada fria e uma sobremesa. (tudo fresquinho, preparado no dia).

O almoço em casa é assim todo dia? Difícil, não é? Olha, nem na minha casa que só moram duas pessoas, meu marido e eu, apesar de estarmos no esforço pra melhorar esse quadro (Rs).

Depois do momento do descanso, uma outra alimentação geralmente a base de leite, pois é necessário para a faixa etária.

As crianças aprendem a comer alimentos saudáveis e de forma balanceada.

Já tinha parado pra pensar nisso Pais?

Além de tudo isso as professoras apresentam para as crianças os alimentos que estão comendo. Elas aprendem a distinguir uma grande variedade de alimentos.

Já assistiu o documentário do Instituto Alana Muito Além do Peso? (todos os pais no mundo deveriam assistir). As crianças estão crescendo sem conseguir distinguir frutas, legumes e verduras. Só conhecem as marcas de biscoitos, salgadinhos e refrigerantes.

4 - PROJETOS INCRÍVEIS



Pais, já pensaram suas crianças aprendendo sobre artistas como Picasso e Romero Britto? Ou conhecer músicas clássicas e MPB? Poemas de Vinicius de Moraes e Cecilia Meireles? Não? Em casa ela passa o dia inteiro assistindo o DVD da Galinha Pintadinha?

Pois é!



Já ouvi muitas pessoas indo a uma mostra cultural nas EMEIs e dizendo: "Puxa eu não sabia que as crianças aprendiam essas coisas no EMEI!"

Quando as professoras te convidarem para conhecer os projetos que estão sendo realizados, observe o tema e o conteúdo. São conhecimentos que as crianças levarão pra vida. 
A EMEI não ensina apenas letras e números.

5 - IMPORTANTES BRINCADEIRAS


- "Quando pergunto pro meu filho o que ele fez hoje, ele só diz que brincou o dia inteiro".

Pais, vocês sabem o que está por trás dessas brincadeiras?

Muitas pesquisas e estudos das professoras está envolvido para passar o que há de melhor para seu filho. Só que a melhor forma de ensinar as crianças é através de brincadeiras. Então ela ensina a comer, brincando; ensina os projetos citados acima, brincando. Ela não sabe claramente o conteúdo que está aprendendo. Ela só acha que está brincando. Mas quanto aprendizado dia após dia! Além é claro, do momento de brincadeiras propriamente dito, que é planejado pelas professoras e fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.

Imagina se a criança chega em casa dizendo que hoje na EMEI teve uma aula teórica sobre algum assunto. Seria estranho, não acha?

Já tinha pensado nisso? Ela só fala que brincou.

Queridos pais, vale muito a pena deixar seu filho numa EMEI. E motivos não faltam. Valorize esse espaço mais do que apenas um lugar para seu filho ficar enquanto você trabalha.

Procure conhecer bem a professora de seu filho. Converse sempre com ela. Esteja interessada em tudo que acontece na EMEI.



As professoras se sentirão mais valorizadas pelo incrível trabalho que realizam e o aprendizado da criança será muito melhor por ter uma família participativa.