EMEI PROFA. LOURDES HEREDIA MELLO
PROJETO: INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O ensino de
inglês na Educação Infantil.
Justificativa:
Tão importante quanto dominar o português, é
dominar o inglês, idioma mais falado em
todo o mundo. Para acompanhar essa necessidade, decorrente do processo de globalização,
a Educação Infantil não pode ficar alijada desse processo. É através da linguagem e da interação com os
outros que as crianças vão ampliando
seus conhecimentos. No caso da aprendizagem de uma língua, a interação é
imprescindível, pois a língua é por sua natureza social. Aprende-se uma língua
para se comunicar com os outros, seja por meio escrito ou por meio oral.
Outro ponto relevante para justificar o
ensino da língua estrangeira entre os pequenos é proporcionar-lhes a
oportunidade de entrar em contato com uma outra cultura, mostrar-lhes que existem outras formas de se
comunicar e que mesmo na nossa língua utilizamos palavras e expressões
estrangeiras para nomear objetos e situações do nosso cotidiano.
Metodologia:
Um dos conceitos mais importantes na teoria
proposta por Vygotsky (1984:97) é o conceito de zona do desenvolvimento
proximal, que ele define como a distância entre o nível do desenvolvimento
real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e
o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de
problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais
capazes.
Apesar do conceito ter sido
utilizado para explicar a aprendizagem de crianças, considero-o perfeito para
explicar a aquisição de uma língua estrangeira por crianças ou adultos. Para Vygotsky, o nível de desenvolvimento
real de uma criança seria definido por aquilo
que uma criança pode fazer independentemente e a zona de desenvolvimento proximal seria determinada pelos problemas que a
criança só pode resolver com alguma assistência. Assim, também na
aprendizagem de uma língua estrangeira podemos encontrar algo paralelo a esses dois estágios. Um aprendiz
de uma língua estrangeira é capaz de utilizar algumas funções da língua, mas
pode não ser ainda capaz de usar ou processar outras mais complexas por lhe faltar estruturas lingüísticas ou mesmo
vocabulário.
No entanto, com a ajuda
de parceiros, através de testagem de hipóteses e de negociação de sentido,
esse mesmo aprendiz pode obter sucesso em situações comunicativas, sejam elas via interação oral ou escrita. Considerando que na
fase pré-escolar os alunos ainda não dominam
a língua escrita, essa interação deve se dar através de jogos, músicas e
brincadeiras. Este projeto irá proporcionar
a aquisição de conhecimentos da língua inglesa entre as crianças de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras. Respeitando
o ritmo, o interesse e as potencialidades individuais e coletivas do
grupo.
Público
Alvo:
128 Alunos matriculados no Infantil II.
Professor
Responsável:
Profa. Vânia Lima
Professores
Envolvidos:
Flávia Silva de Souza e Sonia Maria Gentile
Ferreira
Quadro
Horário:
(será
definido de acordo com a nossa linha de tempo)
TURMA
|
6A
|
6B
|
6C
|
6D
|
DIA DA
SEMANA
|
|
|
|
|
HORÁRIO
|
|
|
|
|
Objetivo geral:
Objetivos
específicos
•desenvolver linguagem oral;
•construir conhecimentos em língua inglesa;
•reconhecer diferentes manifestações culturais;
•interagir socialmente.
Desenvolvimento:
Serão levados ao grupo jogos, brincadeiras e
músicas que trabalhem os conteúdos que serão
abordados em cada nível. Os conteúdos serão abordados de acordo com a necessidade
e o interesse de cada turma.
Avaliação:
A avaliação será
feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as
atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do
projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento
alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .
Gostaria de saber como está o desenvolvimento deste projeto. Qual a conclusão neste primeiro ano ?
ResponderExcluirmeu e-mail é jussara.pierote@gmail.com.
Obrigada
Jussara
Ola bom dia, estou assumindo uma escola na pref de Guarulhos e querem fazer um
ResponderExcluirProjeto c o estagio 1 e 2 em inglês. Gostaria muito de saber como foi ou está sendo seu projeto, como trabalhou, os resultados, pois não tenho experiência alguma com essa fauxa erária, mesmo tendo vivido 8 anos fora do Brasil e ja lecionar desde 2009. Obg e aguardo contato via email para: ronydelima@yahoo.com.br
dicas de ouro, vou aplicar no colegio zona norte SP me ajudou muito, recomendo o blog!
ResponderExcluir