DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO
EMEI PROFA. LOURDES HEREDIA MELLO
PROJETO
PÁSCOA 2016
I - JUSTIFICATIVA:
Este trabalho tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acreditamos na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Optamos pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionando-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
II - OBJETIVO GERAL:
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.
IV- METODOLOGIA UTILIZADA:
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
V- RECURSOS UTILIZADOS:
Fotos, DVDs, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, DVDs, aparelho de som, televisão.
VI - DESENVOLVIMENTO (etapas-prováveis):
Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar os símbolos da Páscoa, pintura, assistir filme sobre o tema, cantar músicas sobre a Páscoa, colagem, etc.
VII - CULMINÂNCIA:
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.
Os alunos receberão uma lembrancinha oferecida pelos professores sobre a Páscoa. Como sugestão veja os moldes de máscaras de coelhos no final desse projeto.
VIII - AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
IX – ATIVIDADES PARA SEMANA DA
PÁSCOA
21/3/2016(2ª
FEIRA)
· FILMES SOBRE PÁSCOA E COELHOS:
1.
Nascimento dos Coelhos- PEN DRIVE (Ciências);
2.
O Príncipe do Egito (Sônia);
3.
Hop: Rebelde sem Páscoa (Sônia);
4.
Ursinho Pooh: A Páscoa de Guru (Sônia);
5.
A tartaruga e a lebre (Sônia);
6.
Peter Rabitt e seus amigos (Sônia);
· LEITURA DE LIVROS SOBRE O TEMA:
1.
A cenoura primeiro prêmio;
2.
Surpresa de Páscoa;
3.
Páscoa no galinheiro;
22/3/2016(3ª
feira)
· MÚSICAS DE PÁSCOA;
·
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (HISTÓRIAS PARA OUVIR):
1.
A Tartaruga e a lebre (Disquinho)
2.
Os coelhinhos da Páscoa (Disquinho)
· CLIPE DO COELHO;
· CULINÁRIA: Ovo de Chocolate (Carlos Lima)
13h-13h30: 5.A
13h30-14h:
5B
14h-14h30:
5C
14h30-15h:
6.A.
23/3/2016(4ª
FEIRA)
· BRINCADEIRAS DA PÁSCOA (QUADRA)
CRONOGRAMA
5.A. 9H15-9H45
5.B: 9H50-10H20
5.C.: 13H30-14H
6.A: 14H10-14H40
1.
Corrida do Ovo: no pátio da escola ou no quintal de
casa, as crianças deverão levar ovos cozidos ou batatas em uma colher de um
lado a outro sem deixar que eles caiam. Parece fácil, mas, não é!
2.
Corrida de Coelhos: é preciso ter muito fôlego!!!!!
Dividir as crianças em duas ou mais equipes. Marcar com giz a linha de
chegada/saída e com os cones o ponto de retorno. As equipes deverão permanecer
em colunas atrás da linha. Ao sinal, a primeira criança de cada equipe deverá
sair saltando como um coelhinho até o cone e contorna-lo, retornando até a
linha, onde a próxima criança iniciará o processo, até a última. Vence a equipe
que terminar primeiro.
3.
Rabo do Coelho: você vai precisar de uma cartolina
com o desenho de um coelho, de costas com um pompom feito de lã ou outro
material, fita crepe e venda para os olhos. O coelho deve ser fixado na parede
e os participantes, com olhos vendados, deverão encaixar o rabão do coelho no
lugar certo.
4.
Coelhinho sai da Toca: as crianças são divididas em
grupos de três e formam um grande círculo. De cada três, dois ficam um na
frente do outro, dão as mãos e erguem os braços. O terceiro fica no meio da
dupla, embaixo dos braços unidos dos amigos, fazendo o papel do coelho. No
centro do círculo, ficará uma criança, que será o coelho solitário. Uma pessoa
do grupo é escolhida para gritar: “Coelhinho, sai da toca!”. Nessa hora, todos
os coelhinhos saem de suas tocas e aquele que estava no círculo também. E todos
procuram uma nova toca. Quem ficar sem toca vai para o centro e a brincadeira
recomeça.
Fonte: www.smartkids.com.br
24/3/2016(5ª
FEIRA)
·
ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MARÇO: bolo de brigadeiro;
·
Entrega do Ovo de Chocolate(Roda: partilha);
CRONOGRAMA
5.A. 9H15-9H45
5.B: 9H50-10H20
5.C.: 13H30-14H
6.A: 14H10-14H40
NO CORREIO: ESCADA EXTERNA
OI, AMIGUINHOS! ADIVINHE QUEM SOU EU?
• TENHO OLHOS VERMELHOS;
• ORELHAS GRANDES;
• DENTÕES;
• SOU FOFINHO.
QUEM SOU EU? ISSO MESMO, O
COELHINHO!!!
FALEM NOMES DE OUTROS ANIMAIS FOFINHOS COMO EU.
VIM BRINCAR COM VOCÊS, POIS GOSTO MUITO DE
CRIANÇAS.
NO FINAL DA BRINCADEIRA TERÁ UMA SURPRESA PARA
VOCES.
SUAS PROFESSORAS SERÃO MINHAS AJUDANTES QUE AJUDARÃO VOCÊS A SOLUCIONAR
AS PISTAS.
PARA NINGUÉM SE MACHUCAR, NÃO PODEREMOS BRIGAR OU CORRER.
AGORA VOU DAR A 1ª PISTA:
QUAL É O LUGAR QUE AS CRIANÇAS ADORAM BRINCAR, É MUITO GRANDE E TEM
MUITOS BRINQUEDOS?
Parque - Tarefa
Fale o nome de alguns bichinhos fofinhos como eu!!!!! Ou Imite o
coelhinho!!!!!
Próxima Pista: 2ª Pista:
“QUAL É O LUGAR ONDE VOCÊS SE ALIMENTAM COM COMIDINHAS GOSTOSAS?”
Refeitório- Tarefa
Sou muito guloso!
Adoro comer um alimento que faz bem para a saúde. Que alimento é esse?
Próxima Pista: 3ªPista:
“QUAL É O LUGAR ONDE MEXEMOS NOSSOS CORPINHOS, CORREMOS E PULAMOS?”
Quadra-Tarefa
Gosto de mexer meu corpo. Mas o que eu mais gosto mesmo é de dar
pulinhos. Vamos fazer juntos?
Próxima Pista: 4ª Pista
“QUAL É O LUGAR ONDE COSTUMAMOS ASSISTIR AOS FILMES, OUVIR MÚSICAS E
BRINCAR DE CASINHA?”
Galpão-Tarefa
Como sabem, adoro ouvir músicas, cantem uma do coelhinho da Páscoa.
Próxima Pista: 5ª Pista
“CHEGOU A HORA DA SURPRESA! QUAL É O LUGAR ONDE VOCES FAZEM AS
ATIVIDADES, OS DESENHOS?”
Na sala de aula, o Coelhão entregará o ovo.
·
VISITA DO
SEU COELHÃO;
·
ENTREGA E
DEGUSTAÇÃO DO OVO DE CHOCOLATE DA CLASSE;
·
RODA DE CONVERSA SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA;
INFORMAÇÕES
SOBRE OS COELHOS
Curiosidades
sobre Coelho de Estimação
O coelho é calmo, inteligente e social, portanto é uma
ótima opção de animal de estimação. O problema é que muitas pessoas se empolgam
e compram um coelhinho, mas se esquecem de que ele é frágil e precisa de
cuidados especiais. Se você está pensando em ter um coelho como seu mais novo amigo, dê uma olhada nas dicas a
seguir!
O responsável pelo cuidado do coelho deve
primeiramente procurar um veterinário para ver como esta a saúde do bichinho,
que por sua vez vai aconselhá-lo sobre a alimentação adequada e os cuidados necessários para criar o
coelho em casa.
Não somos
profissionais na área, mas vamos traçar alguns pontos importantes que podem ser
úteis antes ou depois de você comprar um coelho, são eles:
- Um coelho vive em média de 7 a 10 anos;
- Gaiolas precisam ser limpas com frequência;
- Os coelhos precisam de pelo menos 2 horas de exercício por dia;
- Os coelhos precisam ser examinados regularmente;
- Os coelhos geralmente não gostam de ser apanhados e abraçados;
- São bonitinhos, mas não brincam como outros animais de estimação (por exemplo, os cães);
- Fazem bastante sujeira;
- Os coelhos são mais felizes com a companhia de outro coelho ou um dono mais disponível;
- Como qualquer outro animal de estimação, ter um coelho vai gerar despesas.
- Um coelho vive em média de 7 a 10 anos;
- Gaiolas precisam ser limpas com frequência;
- Os coelhos precisam de pelo menos 2 horas de exercício por dia;
- Os coelhos precisam ser examinados regularmente;
- Os coelhos geralmente não gostam de ser apanhados e abraçados;
- São bonitinhos, mas não brincam como outros animais de estimação (por exemplo, os cães);
- Fazem bastante sujeira;
- Os coelhos são mais felizes com a companhia de outro coelho ou um dono mais disponível;
- Como qualquer outro animal de estimação, ter um coelho vai gerar despesas.
Ao ler tudo isso vai parecer que não é uma boa
ideia ter um coelho de estimação, mas não é isso! Trata-se de uma ótima
escolha, mas como qualquer animalzinho, ele vai precisar de atenção e você vai
ter que dedicar um pouco do seu tempo a ele. Em pouco tempo você vai se apegar
ao coelhinho e querer mais um! Aí vai ser muito fácil, porque eles procriam
muito!
OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Os coelhos são animais mamíferos.
Podemos encontrar esta espécie animal em várias
regiões do mundo.
São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas,
caules, raízes e alguns tipos de grãos.
Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode
viver entre 5 e 10 anos.
Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6
ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes.
Nas matas e florestas, vivem em buracos ou em tocos
de árvores.
Os coelhos que vivem nas matas (coelho selvagem)
têm hábitos noturnos. Para fugir de seus predadores, procuram alimentos durante
a noite. Já os coelhos domésticos
possuem hábitos noturnos e diurnos
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento:
varia de acordo com o gênero (raça) do animal.
Gestação: 30 a 40 dias.
Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado.
Peso: varia de acordo com a raça (de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 quilos na fase adulta.
Gestação: 30 a 40 dias.
Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado.
Peso: varia de acordo com a raça (de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 quilos na fase adulta.
Curiosidades
- Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
- Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
- O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias. O coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de uma nova vida).
- O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
- Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.
- Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.
- Decorrente de seu ciclamento, os coelhos tem normalmente 2 cios por mês; onde depois de um período de 11(onze) dias apta a reprodução, sem fecundação há dois dias de esterilidade, sendo este o único intervalo entre seus períodos reprodutivos.
SIGNIFICADO DA PÁSCOA
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa
era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o
objetivo de comemorar a entrada da primavera que representava e ainda
representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de
alimento.
Com o passar dos anos, passou a ter significações
religiosas, com interpretações diferentes, dependendo da religião. Para os
cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na
cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua
Ressurreição.
Para os judeus, a Páscoa também é chamada de
Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra
prometida – marcada pela conhecida travessia do mar Vermelho – comemorando o
êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da
escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a páscoa cristã como a judaica
são rituais de passagem:
- Páscoa cristã: lembra a jornada de Jesus da morte
para a vida;
-Páscoa judaica: travessia pelo mar Vermelho, da
escravidão à liberdade.
Além de toda a significação religiosa, a Páscoa é
uma comemoração alegre para as crianças, pois é repleta de símbolos, ovos
coloridos e muitas brincadeiras divertidas.
Entre os símbolos que marcam a comemoração da
Páscoa, temos:
Coelho da
Páscoa: representa
a abundância de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de
filhotes. Isto se relaciona com o cristianismo pela perspectiva da Vida Nova
anunciada por Jesus em sua ressurreição, além de lembrar a fecundidade da
palavra de Deus entre os povos. Este símbolo foi trazido para as Américas pelos
imigrantes alemães em meados do século XVIII. Era tradição em vários países
contar ás crianças que o coelho visitava as casas e escondiam os ovinhos para
que elas os procurassem, tradição esta que ocorre até os dias de hoje e é bem
divertida!
Ovo de Páscoa: simboliza o começo da vida, por isso são oferecidos aos familiares e
amigos nesta época. Antigamente, não
existiam ovos de chocolate, então usavam ovos cozidos e depois decorados. Essa
tradição continua em muitos países até hoje, mas.... Depois de 1830, quando
surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou
outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem duvida é uma
delícia!!!!!
Colomba Pascal: tem o formato da “pomba da paz”, que significa a vinda do espírito
Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na Vila de Pavia, na Itália, onde
um confeiteiro teria evitado invasão da
vila este agrado ao rei, matando, assim, a paz local.
Cordeiro Pascal: é o mais antigo símbolo pascal. De acordo com o Antigo Testamento, a
Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um
cordeiro como recordação da libertação da escravidão do Egito. Assim, o povo de
Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Já, no Novo
Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado de uma vez por todas em
prol da salvação de toda a humanidade.
Círio Pascal: é uma
vela acesa que significa o renascimento e a luz que ilumina nossos caminhos. Em
muitos locais é comum o círio pascal ser transportado de uma local a outro nas
procissões.
Girassol: é a forma
de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como esta flor acompanha
a luz do sol onde quer que o sol esteja.
Sinos Pascais: cantam a alegria da ressurreição e soando junto com os cânticos de
Aleluia para anunciar novos tempos e alma nova para o povo.
Ótimo cronograma, as crianças vão amar, além da importância que nossas crianças saibam o verdadeiro significado da Páscoa, para que esta data não fique atrelada ao simples consumismo de ovos de chocolate.
ResponderExcluir