CARTA DE INTENÇÕES – DIREÇÃO
À Comunidade Escolar,
Nós, a Direção da EMEI Profª Lourdes Heredia Mello, representados
na figura do diretor Luzenário Cruz, professor da disciplina de matemática
aposentado pelo Estado de São Paulo e exercendo o cargo de diretor Prefeitura do Município de São Paulo desde
2005, tendo ingressado na carreira em 1992 como professor e de sua Assistente
de Diretor Rosane Santolin Uhr professora de educação infantil e fundamental
desde 1987 em regência em sala de aula e ingressando na prefeitura de São Paulo
em 2000,exercendo o cargo de professora
ate setembro de 2017 quando assumiu a função de assistente ,estabelecemos a partir do
objetivo e metas da Unidade, expectativas das famílias, intenções das
professoras, planos de trabalho dos demais funcionários, já estabelecidos no
Projeto Politico Pedagógico, e, principalmente, considerando a escuta das
crianças, organizar o nosso trabalho nessa escola.
Entendemos que a gestão democrática, um dos
princípios da Educação, é base para que se propicie o protagonismo de toda a
comunidade escolar (professoras, crianças, famílias, direção, coordenação
pedagógica e demais funcionários e parceiros), pois todos devem ser sujeitos
ativos em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da
escola. É imprescindível que cada um destes sujeitos tenha clareza e
conhecimento de seu papel quanto participante da comunidade escolar. Assim,
esse está sendo o nosso primeiro passo.
Além disso, há outras demandas que, inerentes aos nossos
cargos, já estão sendo por nós realizadas, tais como: as atividades cotidianas
junto às crianças e famílias, a formação e orientação das equipes, a manutenção
e conservação do prédio, a organização da vida funcional dos servidores, a
gestão das empresas terceirizadas que prestam serviços para a unidade
educacional, o incentivo à participação de todos (pais/responsáveis, docentes,
equipe de apoio) nos colegiados e reuniões de pais e a gestão das verbas,
dentre outras. Essas, no decorrer do ano, serão periodicamente avaliadas, para
que possamos, cada vez mais, trabalhar sem que percamos de vista a eficácia e a
transparência.
Outra demanda que, neste ano, temos para nós, é o
compromisso de, junto com a SME (Secretaria Municipal de Educação) e a DRE , estudarmos
e implementarmos o Currículo da Cidade: Educação Infantil, bem como
direcionarmos um olhar apurado e crítico para os registros da Unidade,
considerando a Instrução Normativa nº 02, de 06 de fevereiro de 2019, com o
intuito de serem problematizados e qualificados.
Promover uma retomada do Regimento Escolar e PPP (Projeto Político
Pedagógico) da escola, principalmente no que se refere às concepções; uma
reflexão sobre as práticas pedagógicas aqui desenvolvidas, objetivando aliar
prática e teoria – contemplada no PEA (Projeto Especial de Ação), considerando
a importância do brincar e das interações, com a finalidade de adequá-los e
qualificá-los, visando à autonomia e protagonismo das crianças e docentes; e a
promoção de uma maior aproximação entre escola e famílias, estabelecendo uma
parceria mais eficaz, são pontos fundamentais da nossa ação pedagógica.
Desse modo, esperamos que, envolvidos num clima
respeitoso, agradável e harmonioso, possamos desenvolver nossas propostas de
modo que o objetivo principal da nossa ação – promover educação pública de boa
qualidade, compreendendo que tal direito parte do princípio da formação da
pessoa em sua essência humana e integralidade (cuidar e educar) – seja
concretizado.
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