CARTA DE INTENÇÕES
Prezadas Famílias,
As “Cartas de Intenção ” são documentos autorais dos professores de cada grupo, elaboradas a partir das diretrizes do “Currículo da Cidade – Educação Infantil“, do Projeto Político Pedagógico de nossa escola, do espaço social e seus equipamentos (território educativo), da escuta das crianças e observações dos professores. Compartilhamos a seguir o que se propôs para este 1º bimestre de 2020.
Entretanto, considerando-se a mobilização de toda a sociedade a partir de Março de 2020 com relação a pandemia da COVID-19, certamente que o andamento das propostas será revisto, assim que a escola normalize seu atendimento.
EQUIPE GESTORA
À Comunidade Escolar,
Nós, Equipe Gestora da EMEI
Profª Lourdes Heredia Mello, representados na figura do diretor Luzenário Cruz,
professor da disciplina de Matemática aposentado pelo Estado de São Paulo e exercendo
o cargo de diretor na Prefeitura do
Município de São Paulo desde 1992, de
sua Assistente de Diretor Rosane Santolin Uhr, professora de Educação Infantil e Fundamental
desde 1987 em regência em sala de aula e ingressando na Prefeitura de São Paulo
em 2000, exercendo o cargo de professora até Setembro de 2017 quando assumiu a
função de assistente e da coordenadora
pedagógica, Sandra Placoná Ferreira, titular
na PMSP desde 2001 e exercendo este cargo nesta EMEI desde 2004, estabelecemos
a partir das avaliações escolares do ano passado, do objetivo e metas da
Unidade, expectativas das famílias, intenções das professoras, planos de
trabalho dos demais funcionários, já estabelecidos no Projeto Politico
Pedagógico, e, principalmente, considerando a escuta das crianças, organizar o
nosso trabalho nessa escola.
Entendemos que a gestão democrática, um dos
princípios da Educação, é base para que se propicie o protagonismo de toda a
comunidade escolar (professoras, crianças, famílias, direção, coordenação
pedagógica e demais funcionários e parceiros), pois todos devem ser sujeitos
ativos em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da
escola. É imprescindível que cada um destes sujeitos tenha clareza e
conhecimento de seu papel quanto participante da comunidade escolar. Assim,
esse está sendo o nosso primeiro passo.
Além disso, há outras demandas que, inerentes aos
nossos cargos, já estão sendo por nós realizados, tais como: as atividades
cotidianas junto às crianças e famílias, a formação e orientação das equipes, a
manutenção e conservação do prédio, a organização da vida funcional dos
servidores, a gestão das empresas terceirizadas que prestam serviços para a
unidade educacional, o incentivo à participação de todos (pais/responsáveis,
docentes, equipe de apoio) nos colegiados e reuniões de pais e a gestão das
verbas, dentre outras. Essas, no decorrer do ano, serão periodicamente
avaliadas, para que possamos, cada vez mais, trabalhar sem que percamos de
vista a eficácia e a transparência.
Outra demanda que neste ano temos para nós é o
compromisso de, junto com a SME/SP (Secretaria Municipal de Educação) e a DRE
Santo Amaro, darmos continuidade aos estudos sobre o Currículo da Cidade –
Educação Infantil (SME 2019) debruçando-nos na questão dos Espaços na Educação
Infantil da Escola Integral, relacionando-o com os demais desdobramentos: os
tempos, as interações e as materialidades. Há 5 (cinco) anos somos escola
integral( a primeira desta DRE) e
esperamos ansiosamente um olhar e assistência mais próximo e individualizado
dos órgãos municipais no tocante à implantação da Escola Integral; bem como o
apoio(financeiro, recursos humanos e pedagógico) do Programa “São Paulo Integral”;
especialmente em relação à figura do POEI(Professor Orientador de Educação
Integral).
Há 2(dois) anos vemos estudando, refletindo, discutindo sobre o
Currículo da Infância. Esta gestão entende a necessidade, neste momento, de
focar sua ação escolar na organização/reorganização de seus espaços internos
(coletivos e individuais – salas de referência), bem como dos espaços
extramuros, ressignificando-os.
Outra intenção para 2020 é perseguirmos nos estudos e práticas
sobre Documentação Pedagógica (à luz da Instrução Normativa SME nº 02/2019, que
trata sobre os Registros na Educação Infantil) com o intuito d serem
problematizados e qualificados.
Promover uma retomada do Regimento Escolar e PPP (Projeto Político
Pedagógico) da escola, principalmente no que se refere às concepções; uma
reflexão sobre as práticas pedagógicas aqui desenvolvidas, objetivando aliar
prática e teoria – contemplada no PEA (Projeto Especial de Ação), considerando
a importância do brincar e das interações, com a finalidade de adequá-los e
qualificá-los, visando à autonomia e protagonismo das crianças e docentes; e à
promoção de uma maior aproximação entre escola e famílias, estabelecendo uma
parceria mais eficaz, são outros pontos fundamentais da nossa ação pedagógica.
Desse modo, esperamos que, envolvidos num clima
respeitoso, agradável e harmonioso, possamos desenvolver nossas propostas de
modo que o objetivo principal da nossa ação – promover educação pública de boa
qualidade, compreendendo que tal direito parte do princípio da formação da
pessoa em sua essência humana e integralidade (cuidar e educar) – seja
concretizado.
Muito se conquistou e avançou do ano de 2019 para este, mas há
grandes obstáculos a serem vencidos. O maior encontrado por esta gestão é a
redução do seu quadro de pessoal e recursos financeiros, onde encontramos séria
dificuldade em dar manutenção nos projetos elencados e participação em eventos
externos pelo desfalque em seu quadro de pessoal.
Fica, aqui, registrado nesta carta a vontade imensa de acertar e
vencer todos os desafios que certamente virão pela frente.
Estaremos prontos!!!!!
Luzenário Cruz, Rosane Santolin Uhr e Sandra Placoná
Ferreira.
São Paulo, Fevereiro de 2020.
AGRUPAMENTO
– 5.A
Iniciamos nossa parceria em 2017, conhecemos nossas limitações e
nossas habilidades, assim organizamos nosso trabalho de forma a aprimorar a execução de nossas atividades.
Planejamos nosso trabalho docente, trocamos ideias, experiências,
damos sugestões, interligando as nossas ações e inclusive, nossos projetos.
Decidimos iniciar com as crianças ingressantes da U.E, pois desejávamos
novidades e desafios.
Baseados nos documentos oficiais e observando as necessidades do grupo
no período de adaptação e o que trouxeram de conhecimentos, trabalharemos no
semestre.
Observando as conversas e atitudes das crianças em diversas
situações, decidimos investir na convivência e respeito ao outro.
Trabalharemos o projeto “Convivendo com o Outro”. A professora Sônia fará o projeto com os pais
e filhos, onde será levado para casa um kit de brinquedos aos finais de semana
e as famílias deverão realizar o registro (fotos e escrita).
Faremos o Projeto de “Empréstimo de Livros e Relato do Final de Semana”,
onde a família registrará a atividade no caderno de registros.
As crianças, junto com as professoras, elaborarão as Regras de
Convivência e as dos projetos.
Devido o grande interesse das crianças com o peixe do aquário da
sala, trabalharemos este animal e outros que elas demonstrarem interesse.
A professora Vânia ao realizar algumas atividades de equilíbrio,
percebeu grande dificuldade dos pequenos e decidiu trabalhar este quesito
através de jogos e brincadeiras.
Observando a fala das crianças, a professora Sônia que é
fonoaudióloga de formação, fará um trabalho com exercícios fono-articulatórios,
trava-línguas e parlendas.
Faremos, também, um Projeto de Culinária mensal com pais e filhos,
sendo que as crianças prepararão algo para os pais degustarem nas Reuniões de
Pais e Mestres bimestrais.
Professoras Vânia de Lima e Sônia Maria
Gentile Ferreira.
Fevereiro 2020.
AGRUPAMENTO
– 5.B
Nossa parceria data desde 2017 e o trabalho vem se aprimorando
dentro da proposta do Currículo da Cidade – Educação Infantil (SME 2019).
Para este ano, nosso primeiro desafio é a possibilidade de ofertar
para as crianças um espaço diferenciado em sala. Optamos por trabalhar com
cantos de interesse e reduzimos o número de mesas e cadeiras da sala.
A princípio, o espaço está divido em 6(seis) cantos que poderão
sofrer mudanças a partir do olhar das crianças.
A formatação inicial é a seguinte:
·
Brinquedos Estruturados;
·
Brinquedos Não-estruturados;
·
Leitura;
·
Jogos;
·
Ciências e
·
Identidade.
O objetivo dos cantos é
estimular a curiosidade infantil e a partir daí, definir com elas os projetos
do ano.
Ao lado disso, nossa intenção é oferecer diferentes experiências
que possibilitem o desenvolvimento de habilidades como: coordenação viso-motora,
equilíbrio, diferentes linguagens, etc; através de jogos, brincadeiras, música
e utilizando todos os espaços escolares.
Professoras Solange Ferreira Ortiz e Iara
Rubia Fiorentino de Araújo.
Fevereiro 2020.
AGRUPAMENTO
– 6.A.
Este ano completamos o 5º ano de parceria,
trabalhando juntas.
Teremos o mesmo procedimento do ano anterior,
de estar avaliando e reciclando o nosso trabalho, analisando o que deu certo e
errado durante o ano de 2019 para dar continuidade em algumas atividades neste
2020, já que a turma atual do 6.A, é, na sua maioria a mesma do ano passado.
Depois de fazer uma roda de conversa com as
crianças para escutá-las sobre qual tema desenvolveremos est ano, elas
escolheram aprender sobre a vida de alguns animais.
Para isto, fizemos votação e elas elegeram:
gato, elefante, coelho e crocodilo.
Faremos projetos e com o lúdico trabalharemos
estas escolhas.
Para isto utilizaremos: rodas de conversa,
contação de histórias, vídeos, fotos, pesquisas com as famílias e também na
escola, brincadeiras, jogos, trabalhos manuais, parlendas e músicas.
Pretendemos também registrar todos esse
trabalho através de relatos das crianças, fotos, rodas de conversa, fichários e
caderno de desenhos.
Professoras Cybelle Goulart Pacheco Mercier e
Lúcia de Fátima Salviano da Silva Oliveira.
AGRUPAMENTO
– 6.B.
Somos parceiras de trabalho desde Agosto de
2019 e iniciaremos 2020 a caminhada desde o início do ano.
A turma é, na maioria, composta por crianças
que foram nossas em 2019.
Ano passado tivemos uma ótima interação com
as crianças e entre elas e as professoras. Elas se adaptaram sem dificuldade e
mudança de professora no 2º semestre.
Proporcionamos atividades e brincadeiras de
acordo com seus interesses, como contar e inventar histórias, leituras de
livros trazidos de casa, confecção de livros das próprias crianças, coleta de materiais
da natureza, pesquisas sobre a nimis que encontravam e viam passar nos nossos parques,
brincadeiras com fantasias, blocos de montar, escrita do nome, contagens, fizeram
parte dos nossos dias no ano que passou, proporcionado às crianças interações
de amizade, descobertas, estimulando as brincadeiras sempre em grupo, segurança
ao expor suas ideias, etc.
Assim, para este ano, decidimos dar
continuidade a alguns dos projetos anteriores como o de alimentação saudável,
que, visivelmente, vem estimulando as crianças. Por conta dele, muitas crianças
passaram a se alimentar melhor e experimentar alimentos que antes resistiam.
Estamos também iniciando um projeto em que
trabalharemos identidade das crianças e sua visão de mundo, bem como ela a é
vista pelos colegas. Essa construção se dará a partir de trabalhos com desenhos
de observação do que a rodeia e de como ela se vê quando se desenha.
Nossas rodas de conversa continuam constantes
para que possamos também oferecer não só aquilo que como professoras achamos
necessário, mas também, deixar que elas se expressem sobre aquilo que possuem
interesse em aprender.
Professoras Danielle Cristina Fraccarolli
Pereira e Michelle Costa Duarte.
PROFESSORA
MÓDULO MANHÃ
São Paulo 02
de março de 2020.
“... é na cotidianidade
que os conceitos sociais e culturais são construídos pela criança, por exemplo,
os de gostar, desgostar, de beleza, feiura, entre outros. Esta elaboração se
faz de maneira ativa, a criança interagindo vivamente com pessoas e sua
ambiência.” (FERRAZ; FUSARE, 1993)
Tendo como
ponto de partida a criança na escola integral, venho por meio desta expor meu
projeto de artes (pintores para crianças – coleção Folha de São Paulo), no qual
serão oferecidas experiências diferentes para cada pintor apresentado.
Assim
pretendo ampliar e desenvolver um olhar crítico e curioso para com o mundo das
artes, e fortalecer vínculo com as crianças.
Serão
expostos temas como luz e sombra (Monet), desenho com papel rasgado (Tomie
Ohtake), pintura com cores quentes (Portinari), esfumaçado com carvão e algodão
(El Grego), entre outro; assim como uma
breve biografia desses pintores, sempre adaptado para a linguagem da criança.
Nesse período
em que o projeto é executado, uma vez por semana, as professoras regentes da
sala terão a oportunidade de reunirem com seus pares para discutir e planejarem
o ano letivo.
O registro do
projeto será feito por fotos e anotações no blocão.
Sem mais,
Professora Margarete da Penha Araújo.
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