EMEI PROFESSORA
LOURDES HEREDIA MELLO
PAUTA DA REUNIÃO DE
PAIS E MESTRES – 1º BIMESTRE
05 DE MAIO DE 2012
1.
A higiene do corpo em geral, e
especialmente, dos cabelos, unhas, e vestuário são fundamentais para a boa
integração do aluno junto a seus colegas. Mantenha sempre o cabelo da criança
limpo e no caso das meninas, amarrados. Verifique a cabeça do seu filho todos
os dias, pois só assim é possível evitar a contaminação por piolhos. A escola não tem condições de fazer esta
vistoria! A criança na EMEI já deve ter independência sobre sua higiene
pessoal. Caso ainda não tenha, cabe à família ensiná-la a se limpar, pois a
escola não tem condições de fazê-lo;
2. Não trazer alimentos para a escola.
A criança tem duas refeições por dia e NUNCA deverá trazer de casa salgadinhos,
doces ou lanches. O esquema de “self service”
adotado pela escola estimula a autonomia do aluno. O horário de lanche é
___________ e o almoço/janta às __________.
3. Enquanto
não tiver uniforme a criança deverá vir com roupas confortáveis e não vestida
como se fosse a um passeio. Ela deverá calçar tênis. Tamancos, sandálias,
chinelos, podem provocar acidentes e impedir que participe de atividades
importantes na escola. As meninas não
deverão trazer batom e bijuterias;
4. A
comunicação entre os pais e a escola será feita por meio de circulares que
serão coladas na agenda (caderno de capa dura e pequeno) da criança e
deverão ser lidas e assinadas diariamente com muita atenção;
5. Manter
sempre os endereços e telefones ( fixos e celulares) atualizados na secretaria da escola;
6. Próximos
eventos da escola:
Ø
16 de Junho: Reposição de 08/6(Corpus
Christi): Oficinas para a Comunidade Escolar;
7. Cuidados
com a Criança:
- Evitar atos agressivos, verbais e
físicos;
- Conversar com seu filho;
- Uso de linguagem adequada (sem
palavrões, grosserias...);
- Chamar a criança sempre pelo nome;
- Respeitar horários de alimentação,
sono, rotina;
- Alimentação sadia (abaixo aos
“salgadinhos”);
- Administrar os programas de TV;
- Ambiente de casa limpo e calmo;
- Evitar discussões na frente da
criança.
8. Empréstimo
de livros – reforçar o projeto da escola nos finais de semana. Aproveitar para
falar da pasta de quem ainda não trouxe;
9. Administração
de remédios: organizar os horários dos medicamentos de modo que não haja sua
dosagem na escola. Alertar sobre os riscos e perigos de se trazer remédio na
perua, na mochila, falta de pessoal para dar remédio, etc. IMPORTANTÍSSIMO: não enviar a criança quando estiver doente ou tomando
qualquer remédio, especialmente antibióticos com horário determinado.
Programar-se para que os horários das dosagens não caiam no horário de aula;
10. Blog
da escola;: http://emeilourdesheredia.blogspot.com.
Pedir aos pais para acessarem periodicamente. Toda semana são postadas
atividades da escola. É uma maneira de acompanhar a vida escolar de seus
filhos;
11.
a)Conteúdo
Programático do 1º Bimestre:
Identidade: Nomes, ciclo da
vida (fases do desenvolvimento);
Ciências:
água, corpo humano, higiene corporal e bucal, cuidados pessoais, saúde e
alimentação.
Cultura:
carnaval, Páscoa, Índio;
Meio
Ambiente: horta (cenoura);
Culinária:
Bolo de cenoura, vitamina de abacate, tapioca;
Linguagem:
escrita, leitura, jogos verbais, roda de conversa, empréstimo de livros,
contação de histórias;
Informática
Educativa: regras do laboratório, Índio, números (contagem);
Matemática:
números, contagem, seriação, classificação, formas geométricas;
Ling.
Artística: desenho, pintura, recorte e colagem, dobradura, modelagem;
Cuidado
de si e do outro: integração entre as classes, regras
de convivência;
Ling.
Corporal: percurso, jogos, atividades físicas;
Brincar
e Imaginar: jogos de regras, simbólico, parque.
b) Rotina de cada classe (linha de
tempo).
12. PEA:
Ciências na Educação Infantil: integrando o cuidar e o educar através do
lúdico: foi trabalhada a água, corpo humano, saúde, alimentação, higiene bucal
e corporal, cuidados pessoais, doenças.
13. Apresentação
do Portfólio;
14. Entrega
das atividades dos alunos;
15. Assinar
lista de presença de comparecimento da reunião;
16. APM:
o diretor irá falar sobre este assunto;
17. Assinatura
do Kit material;
18. Avaliação
do TEG: duas avaliações de cada condutor por turma (oito folhas);
19. Outros:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário