quinta-feira, 3 de maio de 2012

Reunião de Pais


EMEI PROFESSORA LOURDES HEREDIA  MELLO

 

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES – 1º BIMESTRE

05 DE MAIO DE 2012



1.    A higiene do corpo em geral, e especialmente, dos cabelos, unhas, e vestuário são fundamentais para a boa integração do aluno junto a seus colegas. Mantenha sempre o cabelo da criança limpo e no caso das meninas, amarrados. Verifique a cabeça do seu filho todos os dias, pois só assim é possível evitar a contaminação por piolhos. A escola não tem condições de fazer esta vistoria! A criança na EMEI já deve ter independência sobre sua higiene pessoal. Caso ainda não tenha, cabe à família ensiná-la a se limpar, pois a escola não tem condições de fazê-lo;



2.    Não trazer alimentos para a escola. A criança tem duas refeições por dia e NUNCA deverá trazer de casa salgadinhos, doces ou lanches. O esquema de “self service”  adotado pela escola estimula a autonomia do aluno. O horário de lanche é ___________ e o almoço/janta às __________.



3.    Enquanto não tiver uniforme a criança deverá vir com roupas confortáveis e não vestida como se fosse a um passeio. Ela deverá calçar tênis. Tamancos, sandálias, chinelos, podem provocar acidentes e impedir que participe de atividades importantes na escola.  As meninas não deverão trazer batom e bijuterias;



4.    A comunicação entre os pais e a escola será feita por meio de circulares que serão coladas na agenda (caderno de capa dura e pequeno) da criança e deverão ser lidas e assinadas diariamente com muita atenção;



5.    Manter sempre os endereços e telefones ( fixos e celulares)  atualizados na secretaria da escola;



6.    Próximos eventos da escola:

Ø  16 de Junho: Reposição de 08/6(Corpus Christi): Oficinas para a Comunidade Escolar;



7.    Cuidados com a Criança:

  • Evitar atos agressivos, verbais e físicos;
  • Conversar com seu filho;
  • Uso de linguagem adequada (sem palavrões, grosserias...);
  • Chamar a criança sempre pelo nome;
  • Respeitar horários de alimentação, sono, rotina;
  • Alimentação sadia (abaixo aos “salgadinhos”);
  • Administrar os programas de TV;
  • Ambiente de casa limpo e calmo;
  • Evitar discussões na frente da criança.



8.    Empréstimo de livros – reforçar o projeto da escola nos finais de semana. Aproveitar para falar da pasta de quem ainda não trouxe;



9.    Administração de remédios: organizar os horários dos medicamentos de modo que não haja sua dosagem na escola. Alertar sobre os riscos e perigos de se trazer remédio na perua, na mochila, falta de pessoal para dar remédio, etc. IMPORTANTÍSSIMO: não enviar a criança quando estiver doente ou tomando qualquer remédio, especialmente antibióticos com horário determinado. Programar-se para que os horários das dosagens não caiam no horário de aula;



10. Blog da escola;: http://emeilourdesheredia.blogspot.com. Pedir aos pais para acessarem periodicamente. Toda semana são postadas atividades da escola. É uma maneira de acompanhar a vida escolar de seus filhos;



11. a)Conteúdo Programático do 1º Bimestre:



 Identidade: Nomes, ciclo da vida (fases do desenvolvimento);

Ciências: água, corpo humano, higiene corporal e bucal, cuidados pessoais, saúde e alimentação.

Cultura: carnaval, Páscoa, Índio;

Meio Ambiente: horta (cenoura);

Culinária: Bolo de cenoura, vitamina de abacate, tapioca;

Linguagem: escrita, leitura, jogos verbais, roda de conversa, empréstimo de livros, contação de histórias;

Informática Educativa: regras do laboratório, Índio, números (contagem);

Matemática: números, contagem, seriação, classificação, formas geométricas;

Ling. Artística: desenho, pintura, recorte e colagem, dobradura, modelagem;

Cuidado de si e do outro: integração entre as classes, regras de convivência;

Ling. Corporal: percurso, jogos, atividades físicas;

Brincar e Imaginar: jogos de regras, simbólico, parque.



b) Rotina de cada classe (linha de tempo).



12. PEA: Ciências na Educação Infantil: integrando o cuidar e o educar através do lúdico: foi trabalhada a água, corpo humano, saúde, alimentação, higiene bucal e corporal, cuidados pessoais, doenças.



13. Apresentação do Portfólio;



14. Entrega das atividades dos alunos;



15. Assinar lista de presença de comparecimento da reunião;



16. APM: o diretor irá falar sobre este assunto;



17. Assinatura do Kit material;



18. Avaliação do TEG: duas avaliações de cada condutor por turma (oito folhas);



19. Outros: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário