Tenho observado um aumento expressivo de
acidentes envolvendo nossas crianças, nessas últimas semanas. Diante dessa
realidade que podemos fazer para diminuir esses acidentes? Ficar mais
atentos às crianças? Orientá-las todos os dias, antes de irem ao parquinho?
Reconheço que o
parquinho é um local onde acidentes são comuns. Por isso os adultos têm que
ficar atentos ao local e à brincadeira das crianças e orientá-las. Além disso,
o que mais sugere? Enviem as suas sugestões, através dos comentário.
É
claro que os parquinhos não oferecem só perigos. Lá, a criança desenvolve a
coordenação motora ao brincar no trepa-trepa. Também faz exercícios (o
gira-gira é ótimo para os braços), faz amigos e aprende a compartilhar os
brinquedos.
Afinal,
diversão não combina com arranhão, apesar da rima.
Profº Luzenário Cruz
Diretor de Escola
EMEI PROFA. LOURDES HEREDIA MELLO
/DRESA
O PARQUINHO IDEAL
·
As
superfícies devem ser macias, compostas por materiais como areia, borracha e outros. Evitar asfalto, concreto,
grama, terra, palha e cascalho;
·
Os
brinquedos devem ser instalados com distância suficiente para evitarem
trombadas entre as crianças;
·
Separar
as áreas de atividades: agitadas (balanço, gangorra, escorregador etc) e calmas
(na areia);
·
Os
brinquedos de estrutura tubular metálica devem ser resistentes e com quinas
arredondadas. Também devem ser lixados, para não haver risco de ficarem restos
de solda;
·
A
pintura deve ser bem feita para evitar ferrugem;
·
Os
brinquedos de madeira devem ser feitos com material resistente (como
maçaranduba e eucalipto), receber tratamento final de primeira (pintura e
verniz para evitar os desgastes com o sol) e ser bem lixados para evitar
farpas. Os parafusos não podem estar expostos;
·
Os
brinquedos de plástico devem ter selo do Inmetro;
·
O
ambiente deve ter boa visibilidade para quem está vigiando a brincadeira;
·
Deve
haver manutenção periódica.
DICAS DE SEGURANÇA:
· Supervisionar
as crianças a todo instante, principalmente quando elas estão subindo,
balançando e escorregando nos equipamentos. Devem-se prevenir comportamentos
como: empurrões, agarra-agarra e multidões em volta do equipamento.
·
Remover
capuz e cachecol das crianças é imprescindível que elas estejam calçadas
adequadamente.
·
Certificar-se
da existência de uma barreira física para impedir a saída das crianças para a
rua, evitando assim possíveis atropelamentos.
·
Certificar-se
de que não há ciladas para as cabeças das crianças.
·
Certificar-se
de que não há riscos óbvios ao redor dos equipamentos.
·
Os
Professores devem estar treinados para atender a qualquer tipo de emergência.
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