ATIVIDADE AFUNDA OU NÃO AFUNDA - 04/8/2020( 2ª F).
Sugestão das professoras Sônia e Vânia
-Observar,
investigar e levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;
-Estabelecer
relações entre flutuabilidade e não flutuabilidade dos objetos comparando sua
forma, tamanho, peso e material;
-Concluir
sobre a experiência utilizando não apenas o experimento, mas o que já sabe e o
que aprende com os outros: Observação, vivência e troca.
Na
educação infantil o lúdico é fundamental para a aprendizagem. As crianças dessa
faixa etária não vão aprender a definir densidade com este experimento, mas vão
começar a se questionar, vão começar a formular hipóteses e vão começar a se
interessar sobre o assunto e pela descoberta das coisas de modo científico:
observando, tocando, fazendo, experimentando, pensando, conversando, discutindo
e concluindo as coisas. É extremamente interessante perceber o quanto eles
aprendem uns com os outros. A alegria e o espanto deles na descoberta das
coisas ENCANTAM.
Essa
experiência sobre flutuabilidade é importante para despertar o interesse das
crianças sobre a questão da densidade. É um assunto complexo, especialmente
para crianças tão pequenas. Elas têm noção de tamanho e peso, mas não sabem o
que é massa e volume. Pesquisando encontrei a seguinte explicação: Densidade maior:
Objeto mais pesado. Densidade menor: Objeto mais leve. Quanto maior a densidade
mais pesado o material. Se o objeto flutua é porque tem a densidade menor que a
da água.
A
poesia favorece a subjetividade, desperta a sensibilidade, estimula a oralidade
a reflexão, o prazer da leitura e da escrita poética, amplia o repertório
vocabular e nos mostra outros pontos de vista, outras realidades, outros
mundos. Enfim contribui para a formação leitora e escrita da criança.
Materiais utilizados:
Bacia
de preferência transparente, água e objetos variados escolhidos pelas crianças
e pais.
Barquinho
de papel de preferência jornal.
Etapas da Atividade:
Barco
de papel
Navega
pela sarjeta
Vai
tranquilo pelo rio.
Mas,
cuidado!
O
pirata perneta
Ameaça
o navio.
Acontece
a luta:
Perneta
no desvio
Foge
pra gruta
E
o barquinho
De
folha de jornal
Vence
o mal no final.
-
Convidar a criança levando o barquinho para procurar objetos para fazer o
experimento na água
-
levar a criança com o barquinho e os objetos próximos à bacia
-
deixar a criança brincar com o barquinho na água livremente e depois brincado
de pirata como na poesia
-
assistir o vídeo da experiência
-
começar a brincar com os objetos escolhidos, um de cada vez
-
observar o que acontece com o objeto
-
questionar o que aconteceu e o motivo
-
se desejar utilize a planilha.
-
brincar com a criança, procurando estimular a curiosidade, faça desafios, use
sua criatividade e aprendam brincando junto com a criança.
Boa
atividade!!!!!
OBS: Alguns objetos afundam e outros não. A maioria
levantará a hipótese de que os objetos mais pesados afundam e os mais leves e
que tenham ar dentro flutuam (não afundam). O objetivo da atividade é descobrir
quais objetos flutuam na água e qual a razão de flutuarem e o porquê de outros
não flutuarem. Cabe ressaltar aos pais que os objetos que flutuam têm densidade
menor do que a água e os objetos que afundam têm densidade maior que a da água.
Outra atividade relacionada
Utilizar
três garrafas pet: uma cheia de areia, uma cheia de água e uma vazia (apenas
com ar). Colocar cada uma delas em uma bacia com água.
Resultados:
durante o experimento é observado que a garrafa com areia afunda, a garrafa com
ar flutua e na garrafa com água observamos que metade dela afundou e metade
flutuou. Com as observações das garrafas com areia e da garrafa com ar, parece
que a hipótese sobre objetos pesados afundarem e objetos leves boiarem estava
certa. Porém, o resultado observado da garrafa com água ficou um pouco confusa.
Os
objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. já os
objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. se o
objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da garrafa
com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água. Ele nem afunda e nem
flutua na água, se mantendo em equilíbrio. Entendemos que os objetos mais
densos têm uma maior massa em um determinado volume, ou seja, tem uma
quantidade maior daquele objeto em um determinado espaço. No experimento
confirmamos essa ideia, pois no mesmo volume (espaço dentro da garrafa pet) a
quantidade da substância influencia se ele irá flutuar, ou afundar.
Alguns links do Youtube com atividades “afunda ou não
afunda”
https://www.youtube.com/watch?v=A957b3MtX_Y
https://www.youtube.com/watch?v=ZhF2WOOZEoY
https://www.youtube.com/watch?v=uBaC74PWQGM
Abaixo segue o link do grupo Lourdes na Quarentena do vídeo com a professora Sônia realizando a experiência.
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