sexta-feira, 27 de abril de 2012

Inglês na Educação Infantil


EMEI PROFA. LOURDES HEREDIA MELLO
 


 

PROJETO: INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ensino de inglês na Educação Infantil.



Justificativa:
Tão importante quanto dominar o português, é dominar o inglês, idioma mais falado em todo o mundo. Para acompanhar essa necessidade, decorrente do processo de globalização, a Educação Infantil não pode ficar alijada desse processo. É através da linguagem e da interação com os outros que as crianças vão ampliando seus conhecimentos. No caso da aprendizagem de uma língua, a interação é imprescindível, pois a língua é por sua natureza social. Aprende-se uma língua para se comunicar com os outros, seja por meio escrito ou por meio oral. Outro ponto relevante para justificar o ensino da língua estrangeira entre os pequenos é proporcionar-lhes a oportunidade de entrar em contato com uma outra cultura, mostrar-lhes que existem outras formas de se comunicar e que mesmo na nossa língua utilizamos palavras e expressões estrangeiras para nomear objetos e situações do nosso cotidiano.


Metodologia:
Um dos conceitos mais importantes na teoria proposta por Vygotsky (1984:97) é o conceito de zona do desenvolvimento proximal, que ele define como a distância entre o nível do desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

Apesar do conceito ter sido utilizado para explicar a aprendizagem de crianças, considero-o perfeito para explicar a aquisição de uma língua estrangeira por crianças ou adultos. Para Vygotsky, o nível de desenvolvimento real de uma criança seria definido por aquilo que uma criança pode fazer independentemente e a zona de desenvolvimento proximal seria determinada pelos problemas que a criança só pode resolver com alguma assistência. Assim, também na aprendizagem de uma língua estrangeira podemos encontrar algo paralelo a esses dois estágios. Um aprendiz de uma língua estrangeira é capaz de utilizar algumas funções da língua, mas pode não ser ainda capaz de usar ou processar outras mais complexas por lhe faltar estruturas lingüísticas ou mesmo vocabulário.
No entanto, com a ajuda de parceiros, através de testagem de hipóteses e de negociação de sentido, esse mesmo aprendiz pode obter sucesso em situações comunicativas, sejam elas via interação oral ou escrita. Considerando que na fase pré-escolar os alunos ainda não dominam a língua escrita, essa interação deve se dar através de jogos, músicas e brincadeiras. Este projeto irá proporcionar a aquisição de conhecimentos da língua inglesa entre as crianças de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras. Respeitando o ritmo, o interesse e as potencialidades individuais e coletivas do grupo.



Público Alvo:
128 Alunos matriculados no Infantil II.



Professor Responsável:

Profa. Vânia Lima

Professores Envolvidos:

Flávia Silva de Souza e Sonia Maria Gentile Ferreira



Quadro Horário:

(será definido de acordo com a nossa linha de tempo)



TURMA
6A
6B
6C
6D
DIA DA SEMANA




HORÁRIO




 
Objetivo geral:
 Estimular através da aprendizagem de uma língua estrangeira as habilidades e competências pertinentes a faixa etária.


Objetivos específicos 

•desenvolver linguagem oral;

•construir conhecimentos em língua inglesa;

•reconhecer diferentes manifestações culturais;

•interagir socialmente.


Desenvolvimento:

Serão levados ao grupo jogos, brincadeiras e músicas que trabalhem os conteúdos que serão abordados em cada nível. Os conteúdos serão abordados de acordo com a necessidade e o interesse de cada turma.


Avaliação:
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .




3 comentários:

  1. Gostaria de saber como está o desenvolvimento deste projeto. Qual a conclusão neste primeiro ano ?

    meu e-mail é jussara.pierote@gmail.com.

    Obrigada

    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Ola bom dia, estou assumindo uma escola na pref de Guarulhos e querem fazer um
    Projeto c o estagio 1 e 2 em inglês. Gostaria muito de saber como foi ou está sendo seu projeto, como trabalhou, os resultados, pois não tenho experiência alguma com essa fauxa erária, mesmo tendo vivido 8 anos fora do Brasil e ja lecionar desde 2009. Obg e aguardo contato via email para: ronydelima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. dicas de ouro, vou aplicar no colegio zona norte SP me ajudou muito, recomendo o blog!

    ResponderExcluir