segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pela 1ª vez na história do benefício, alunos da Rede Municipal de Ensino receberão uniforme e material escolar na volta às aulas






A Secretaria Municipal de Educação (SME) começou a distribuir os kits de uniforme e de material escolar para as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Pela primeira vez na história da concessão do benefício, iniciado em 2002, 567.880 alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) receberão os kits de uniforme até o início do ano letivo, que começa no dia 4 de fevereiro. Os kits de material escolar serão direcionados a 843.807 estudantes de Centros de Educação Infantil (CEIs), EMEIs, EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), Educação de Jovens e Adultos (EJA) Regular e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-SP) também no mesmo prazo.

Nesse primeiro momento, os alunos matriculados na RME até 16 de dezembro de 2014 receberão os kits de uniforme e os estudantes inscritos até 31 de outubro de 2014 receberão os kits de material escolar. Os alunos matriculados após essas datas receberão os kits a partir de 31 de março.

O kit de uniforme é composto por 5 camisetas, 5 pares de meia, 1 jaqueta, 1 calça, 1 blusão, 1 bermuda e 1 par de tênis.

São cinco as modalidades de kit escolar:

- Kit Material Escolar Individual (CEI), composto por 1 agenda escolar e uma caixa de giz de cera (12 cores);

- Kit Educação Infantil – Pré–Escola: Infantil I e Infantil II, composto por 1 agenda escolar, 1 estojo escolar, 2 apontadores, 2 borrachas brancas, 1 caderno de desenho – 96 folhas, 1 caderno de desenho (48 folhas), 12 canetinhas hidrográficas, 2 colas brancas, 1 caixa de giz de cera (12 cores), 2 caixas de lápis de cor (12 cores), 4 lápis grafite, 2 massas para modelar, 1 tesoura sem ponta e 1 caixa de tinta guache (6 cores);

- Kit Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano): 1 agenda escolar, 1 estojo escolar, 2 apontadores, 2 borrachas brancas, 4 cadernos brochurão (80 folhas), 1 caderno de desenho (96 folhas), 12 canetinhas hidrográficas, 2 colas brancas, 1 caixa de giz de cera (12 cores), 1 caixa de lápis de cor (12 cores), 4 lápis grafite, 1 régua, 1 tesoura sem ponta;

- Kit Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º anos): 1 agenda escolar, 1 estojo escolar, 2 apontadores, 2 borrachas brancas, 1 caderno de desenho (96 folhas), 2 cadernos universitários (200 folhas), 2 canetas esferográficas azuis, 2 canetas esferográficas vermelhas, 1 esquadro 45º, 1 esquadro 60º, 1 caixa de lápis de cor (12 cores), 4 lápis grafite, 1 régua, 1 tesoura, 1 transferidor 180º;

- Kit Ensino Médio, EJA Regular e MOVA: 1 agenda escolar, 1 estojo escolar, 2 apontadores, 2 borrachas brancas, 1 caderno de desenho (96 folhas), 3 cadernos universitários (200 folhas), 2 canetas esferográficas azuis, 2 canetas esferográficas vermelhas, 3 lápis grafite e 1 régua.

Todos os anos, os alunos recebem um kit com itens fundamentais para a organização e registro de tudo que aprendem em sala de aula. São cinco composições diferentes: para os pequenos dos Centros de Educação Infantil que dão os primeiros passos no mundo do aprendizado, para as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil, para os estudantes do Ensino Fundamental - Ciclo I, para os jovens do Ciclo II e Médio e para os adultos que voltam a estudar nas salas de Educação para Jovens e Adultos I e II. Neste ano, o investimento na aquisição e logística de todo esse material ultrapassa os R$45 milhões e cerca de R$100 milhões com uniformes.

Para incentivar os estudantes a cuidarem ainda mais do material escolar que recebem, as capas dos cadernos são ilustradas com desenhos produzidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, cujo tema foi ¨Diversidade na Cidade de São Paulo”. Eles foram escolhidos no concurso anual Capa de Caderno, realizado com alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Embora o uso dos uniformes não seja obrigatório, a Secretaria Municipal de Educação recomenda às famílias o uso diário do uniforme. Ele representa mais segurança pra os alunos, já que facilitam a identificação de crianças e jovens, dentro e fora da escola. O uniforme ainda evita a discriminação. Afinal, as pessoas devem ser valorizadas pelo que são e não pelas roupas que vestem, além de representar uma grande economia para as famílias.

Um comentário: