sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PROGRAMA NA MESMA MESA



EMEI PROFESSORA LOURDES HEREDIA MELLO

PRAÇA WHITAKER PENTEADO, 264. PARQUE JABAQUARA. SP – SP
CEP:  04307-050              FONE: 2275-3958     FAX: 2275-4798
BLOG: http://emeilourdesheredia.blogspot.com
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SANTO AMARO- DRESA



PROGRAMA NA MESMA MESA

1.    TEMA: “CANTINHO DO AMOR” 


2.    APRESENTAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR


           A EMEI Professora Lourdes Heredia Mello situa-se à Praça Whitaker Penteado, 264, no Jabaquara, zona sul de São Paulo.
Bairro de classe média, muito bem localizado, entre as Av. dos Bandeirantes e Av. Eng. Armando de Arruda Pereira.
Rede de transportes farta, incluindo Estações do Metrô Conceição, Jabaquara e São Judas; além das redes de ônibus municipais e táxis.
Comércio diverso e amplo, contando com três grandes redes de supermercado (Wall Mart, Carrefour e Pão de Açúcar); Sistemas Bancários (Itaú, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, etc).
Prédios de Escritórios e consultórios, como os da Volkswagen e Edifício do Aço, onde se encontra o Teatro Cleide Yáconis.
Possui, também, praças públicas com equipamentos de lazer, tais como a Praça Whitaker Penteado -onde se localiza a escola- e o Parque Lina e Paulo Raia (Parque da Conceição), onde se encontra a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística).
 Sítio da Ressaca (patrimônio histórico, cultural e educativo do bairro), como também escolas de idiomas, música (EM&T), enfermagem e Rede Particular de Ensino.
Contabilizam-se 114 alunos matriculados distribuídos em 01 único turno (integral).
A faixa etária das nossas crianças compreende dos 04 aos 05 anos de idade.
São ao todo 04 salas de aula por período, classificando-se em:
Uma turma de Infantil 1 e três turmas de Infantil 2.
          Até agora observados 04 casos de alunos com necessidades especiais
A maioria do nosso alunado vive com três pessoas na sua moradia, seguidas de duas e quatro. Isto nos mostra que a quantidade de pessoas morando nas casas está diminuindo a cada ano. Famílias cada vez menores aparecem mais nas pesquisas.
Dado relevante é a escolaridade dos pais. As mães apresentam maior percentual de Ensino Médio completo seguido de Ensino Superior também finalizado; embora muitas nestes dois níveis de ensino ainda não terminarem seus estudos.  A quantidade dos pais com o Médio completo é satisfatório, apesar da quantidade de Fundamental I incompleto ser bastante significativo. 
 Ambos trabalham fora e há quase empate na quantidade de pais e mães que atuam no mercado de trabalho.
 A Renda familiar é baixa (1 a 3 SM).
A maioria dos pais de nossos alunos nasceu na Região Sudeste, seguidos do Nordeste.
As crianças frequentam nos finais de semana as casas de familiares seguidas dos shoppings e parques com seus pais.
Destaque para o elevado número de pais que moram em casa alugada em detrimento à própria.  De alvenaria, contando, a maioria, com banheiros, quartos, cozinha e lavanderias.
Suas moradias têm infra-estrutura, chamando atenção a itens de alta tecnologia como TV, DVD, som, computador, internet.
A maior parte não recebe benefícios sociais; dos recebidos a maioria são do Bolsa Família.
Um dado decisivo e inédito este ano é a quantidade de pais que moram perto da escola (51 respostas) contra 27(longe). Isto muda, por completo, o perfil dos endereços dos pais da EMEI. Até ano passado, nossa clientela era oriunda de bairros distantes, havendo a necessidade do Transporte Escolar Gratuito (TEG); caso contrário, corria-se o risco da escola fechar suas portas. Este ano, temos muitos alunos que utilizam o transporte particular ou vão e voltam com seus familiares. Acreditamos que com isto, a participação das famílias e da comunidade escolar na Unidade possa crescer e melhorar seu relacionamento.
Contamos com 29 funcionários na escola, sendo constituídos da seguinte forma:
·         Equipe Gestora: 03 funcionários: 01 diretor titular de cargo; 01 AD e 01 CP titular de cargo.
·         Equipe Docente: 16 professoras (08 em regência, 02 CJ,  04 readaptadas).
·         Equipe de Apoio: 02 ATE’s, 02 Agentes Escolares, 01 Vigia.
A limpeza da escola e a alimentação são terceirizadas (TONANNI e DENJUD) respectivamente.
Contamos também com estagiária (Fabiana Valéria Pereira da Costa), A.V.E.(Maria Teresa Alves da Cunha).

3.    JUSTIFICATIVA

Considerando que as crianças constroem o conhecimento a partir de interações com as outras pessoas e com o meio em que vivem, a EMEI Professora Lourdes Heredia Mello implementou desde Agosto de 2011 o Projeto de Alimentação e Self Service.
O acesso à informação garante, de forma permanente, a promoção de práticas alimentares.  Portanto, ações de sensibilização que incentivem a promoção da alimentação saudável e segura em escolas de Educação Infantil são de extrema importância, uma vez que estes são ambientes carentes de informação e propícios às ações de promoção à saúde e qualidade de vida.
Preocupados com as relações planetárias e cientes de que, se formos assolados pela “fome” – conforme estudos recentes – nossos alunos serão os primeiros a sofrerem os impactos desta nova demanda.
Assim, é no espaço escolar - significativo de socialização - com o envolvimento de diferentes profissionais que promoveremos o incentivo às práticas alimentares e hábitos saudáveis.
A partir da publicação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), das Diretrizes Curriculares de Educação Infantil, das Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem, entre outros documentos oficiais, fica explícito que todo o atendimento necessário às crianças tem caráter educacional, e, portanto, propõe-se que a Educação Infantil organize seu atendimento em dois eixos distintos e complementares: Educar e Cuidar.
Nesta proposta de atendimento, grande é o valor dado ao desenvolvimento da autonomia como condição essencial para o exercício da cidadania.
Sabemos que a construção da autonomia pela criança passa também pela liberdade de escolher e servir-se na hora da alimentação. “Na hora da refeição, é importante deixar que as crianças sirvam-se sozinhas. Se, no início, elas tiverem necessidade de alguma ajuda, em pouco tempo poderão ter sua competência ampliada”. (RCNEI, Vol. 2, página 63).
Seguindo estas orientações e acreditando nesta proposta implantamos há 04 anos o Self Service em nossa escola.
Excepcionalmente neste ano letivo, devido ao racionamento de água, orientações oficiais e redução do quadro de apoio suspendemos, temporariamente, o sistema de autosserviço  no almoço, por refeições prontas.
Nos lanches, continuam ocorrendo o autosserviço.
De qualquer forma, em todas as refeições ministradas, há o acompanhamento (compartilhada) e assessoria dos professores e equipe de apoio junto às crianças.
Outro fator importante para a consecução deste programa é a construção de vínculos entre professor e aluno, já que este o momento propicia a refeição compartilhada.

4.    OBJETIVOS

Ø  Propiciar a construção de práticas alimentares saudáveis, considerando o momento da refeição escolar como oportunidade de convívio, fortalecimento de vínculos, compartilhamento de saberes, tendo o educador fundamental destaque na formação do comportamento alimentar das crianças matriculadas na RME;
Ø  Valorizar e degustar os vários tipos de alimentos;
Ø  Promover a construção de práticas alimentares saudáveis;
Ø  Estabelecer modelos de postura à mesa;
Ø  Servir-se com talheres adequados;
Ø  Desenvolver a construção da identidade e da autonomia;
Ø  Reconhecer o momento da alimentação como ação educacional;
Ø  Desenvolver ações de incentivo à alimentação saudável direcionado ao público pré-escolar, abrangendo o trabalho em sala de aula, alimentação compartilhada, horta, e outros espaços escolares compatíveis com as atividades propostas.

5.    CONTEÚDO

O aluno deverá aprender:

·         Conceitual: Conhecer a origem dos alimentos; conhecer a importância de cada um para o organismo, reconhecer a importância de comer alimentos saudáveis e sua contribuição para a promoção da saúde;
·         Procedimental: Olhar e ver as cores e formas dos alimentos; cheirar e sentir os aromas; pegar, manusear e perceber as texturas dos alimentos; provar e distinguir sabores, classificar, separar, comparar, aceitar novos alimentos, aprender a comer adequadamente, sentando-se corretamente e usando os utensílios de mesa; organizar e cuidar da horta;
·         Atitudinal: Curiosidade, mudança de opinião, observação, experimentação, cuidado com o próprio corpo e consequentemente com a saúde, aceitar novos alimentos, experimentar diferentes sabores, ricos em propriedades nutritivas, estreitar o convívio (vínculo) com os colegas e professores na hora da refeição.

6.    PÚBLICO-ALVO

114 alunos de 4-5 anos da idade.

7.    TEMPO DESTINADO

Ano letivo de 2015 e em continuidade ao próximo ano.

8.    METODOLOGIA

1.    O self service é oferecido às crianças nos lanches da manhã, da tarde. O atendimento é feito em duas turmas, garantindo o melhor fluxo dos alunos. Já o almoço é individual.  As professoras/equipe de apoio acompanham suas turmas e ficam com elas no refeitório durante o processo, demonstrando como comportar-se à mesa, comentando sobre o cardápio, etc. Estas regras estão afixadas no refeitório (Anexo 1);
2.    Orientação aos pais/responsáveis sobre o tema nas reuniões de pais e mestres (Anexo 2);
3.    Parceria, desde Agosto de 2011, com profissionais da saúde do Curso de Nutrição da Universidade Anhembi-Morumbi, que durante o 2º semestre letivo acompanham a escola através de atividades lúdicas com as crianças, palestras para os pais sobre alimentação saudável, formação com docentes e equipe de apoio sobre hábitos alimentares, avaliação nutricional dos alunos e educadores (avaliação antropométrica) – Anexo 3;
4.    Divulgação do cardápio semanal postado no blog da escola -   http://emeilourdesheredia.blogspot.com. ,no facebook e e-mails dos pais sempre que necessário,  para acompanhamento da família;
5.    Divulgação do cardápio diário no mural da sala de aula;
6.    Uso adequado de talheres de inox, guardanapo, pratos de vidro;(Anexo 4);
7.    Realização dos Aniversariantes do Mês (última 6ª feira mensal) com degustação de bolos diversificados, montagem de mesa e cenário dos aniversariantes de acordo com um tema infantil, os aniversariantes cantam o “Parabéns a Você” e apagam a velinha; enfim, é uma festa e momento de confraternização da escola. Assim, em Fevereiro: bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro; Março: bolo de coco com ameixa; Abril: bolo de maracujá; Maio: bolo de abacaxi com coco e Junho: bolo de amendoim com paçoca; Julho:     bolo chocolate com morango; Agosto: bolo recheado de frutas.(Anexo 5);
8.    Prato Especial do Mês: uma vez por mês, com os ingredientes do cardápio oferecido pela PMSP, a escola, através da arrecadação daquele mês da APM, incrementa e diversifica o prato do dia, oportunizando novos sabores e formas de degustação daquele alimento para os alunos. As crianças experimentaram neste ano: Torta SSS(simples, saudável e saborosa); Rocambole de carne moída e arroz a grega; Strogonoff de frango com milho, ervilha e batata palha; Risoto de frango acrescido de palmito, ervilha, milho, azeitona, queijo e de sobremesa: gelatina colorida,  pudim de Maria Mole; Espetinho de frutas com chocolate; Escondidinho de frango. (Anexo 6);
9.    Lanche Especial: foi oferecido Misto Quente, Canjica com amendoim e Cachorro Quente com purê de batata, milho, ervilha, batata palha, mostarda e Ketchup; pão de queijo; enroladinho de salsicha. (Anexo 7);
10. Apresentação “in natura” dos alimentos para os alunos;
11. Trabalho interdisciplinar envolvendo: Linguagem: roda de conversas, apresentação in natura dos alimentos consumidos, lista de alimentos, inicial dos alimentos, escrita dos nomes, livros de leitura sobre alimentação; Matemática: quantidades, contagem seriação, gráficos de preferências alimentares; Ciências: alimentação saudável, grupos alimentares, pirâmide alimentar, transformações dos alimentos nas receitas, corpo humano, confecção de cartazes; Plantio da horta (salsinha, cebolinha e manjericão) e chás (hortelã, camomila e erva-doce); Música: canções sobre alimentos; Cultura: histórias sobre origem dos produtos alimentares, lendas e mitologia sobre o tema; Movimento: peso e altura dos alunos; atividades envolvendo o corpo humano; Linguagem Artística: dramatizações, recorte e colagem, desenho e pintura, modelagem sobre o assunto; Jogos didáticos sobre alimentação; Informática: paint brush, jogos educativos, aplicativos sobre alimentação; Aula prática de culinária: elaboração de receitas fáceis e práticas; Atividades lúdicas diversas;

9.    RECURSOS NECESSÁRIOS    

Ø  Equipe técnico-administrativa;
Ø  Equipe de docente;
Ø  Equipe de apoio;
Ø  Pessoal terceirizado da DENJUD;
Ø  Pessoal terceirizado da TONANNI.

10. AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua e será verificada durante todo o ano letivo através de:
Ø  Pesquisa junto aos pais sobre o resultado do projeto através de questionário no final do ano letivo;
Ø  Observação da autonomia dos alunos no self-service;
Ø  Observação do hábito alimentar da criança durante o ano letivo;
Ø  Beneficência: conscientizar os alunos, seus pais, educadores sobre a importância da alimentação saudável, contribuindo para a melhoria da saúde de toda comunidade escolar;
Ø  Justiça; conscientização sobre o combate ao desperdício de alimentos e sobre a importância para a saúde da alimentação saudável.



11. QUADRO COM A ORGANIZAÇÃO DO HORÁRIO DA ALIMENTAÇÃO COMPARTILHADA


TURMAS
HORÁRIO LANCHE MANHÃ
2 TURMAS VEZ

HORÁRIO
ALMOÇO- REFEIÇÃO COMPARTILHADA
1 TURMA/VEZ
HORÁRIO LANCHE TARDE
2 TURMAS VEZ

5.A.

6.A.
8H20-8H35

8H25-8H40
11H30-11H50

11H50-12H10
14H50-15H05

14H55-15H10
6B

6C
8H40-8H55

8H55-9H
12H20-12H40

12H40-13H
15H10-15H25

15H15-15H30


12. RELAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE PARTICIPARÃO DO PROJETO

RF
V
NOMES
532.047.0
2
ANGELA CRISTINA DOS SANTOS MININI
778.956.4
1
BARBARA DOS SANTOS FIGUEIREDO LEITE
671.691.1
1
CYBELE GOULART PACHECO MERCIER
751.567.7
1
DANIELLE CRISTINA FRACCAROLLI PEREIRA
801.444.2
1
DANIELY NOBRE DE SOUZA MACEDO
772.961.8
1
FLAVIA SILVA DE SOUSA
731.257.1
1
GERALDO LAURINDO DUARTE
772.676.7
1
IARA RUBIA FIORENTINO DE ARAUJO
573.507.6
3
LUZENARIO CRUZ
646.243.0
2
MARILZA OKAMURA
560.994.1
2
MARLI GOMES BARBOSA
816.610.2
1
NICEIA AGUIAR FORTUNATO
600.132.7
2
REGINA ASSUNTA VETTILO
691.987.1
1
ROSANE SANTOLIN UHR
713.552.1
1
SANDRA MARGARIDA RIBEIRO DA SILVA
697.253.5
1
SANDRA PLACONA FERREIRA
675.457.1
1
SHEILA PINHEIRO AIMOLA FURTADO
776.674.2
1
SOLANGE FERREIRA ORTIZ
620.316.7
3
SONIA MARIA GENTILE FERREIRA
782.075.5
1
SUZETHE LOPES MONTEIRO
693.102.2
2
SYLVIA REGINA PEREIRA STORNIOLO
634.881.5
1
VALERIA HASSEDA TEIXEIRA DO NASCIMENTO
671.732.2
1
VANIA DE LIMA

13. CONCLUSÃO

O tema alimentação saudável é preocupação constante nos meios clínicos, familiares, e como não podia deixar de ser, nos escolares.
Desde a mais tenra idade a escola procura trabalhar o assunto alimentação saudável, de modo lúdico, para que as crianças, desde cedo possam se apropriar dele.
Vale destacar o interesse, a participação e o avanço na alimentação que as crianças demonstram e os familiares endossam. 

                                                 14. FOTOS DO PROJETO
                                  














































Nenhum comentário:

Postar um comentário