sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pauta da Primeira Reunião de Pais e Mestres






EMEI PROFESSORA LOURDES HEREDIA MELLO

PAUTA DA 1ª REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 06/02/17 e 07/02/17



PARTE I DA EQUIPE GESTORA

1-    Apresentação do Diretor de Escola e Equipe Gestora e boas vindas a todos os presentes;
      2- Informes (ppt) da direção:
·    TEG;
·    Material Escolar – kit do aluno;
·         Leve-leite,
·         Frequência dos alunos,
·         Uso do Uniforme,
·         Atualização dos endereços/telefones dos alunos;
·         Participação APM/CE;
·         Contribuição espontânea da APM: "Sugerimos que a contribuição mensal facultativa e espontânea da APM seja de R$ 15,00. Utilizaremos essas verbas para os diversos eventos que ocorrerão na escola, tais como: Comemoração dos Aniversariantes do mês, Páscoa, Festa Junina, Dia da Criança, Visita do Papai Noel dentre outros”;
·         Respeitar os horários de entrada e saída e uma tolerância de 10 minutos para ambos os casos e é preciso ficar atento que  tais atrasos atrapalham a organização da escola e a criança se sente insegura e temerosa, o que pode levá-la a chorar no horário da entrada e não querer vir para escola no dia seguinte .  Saída: transporte escolar (TEG ou particular): às 15h45min e pelos pais: 15h50min;
·         Horário de atendimento na secretaria: 8h00 às 16h00;
·         Projetos da Escola:
·         PEA;
·         Horta, jardim, informática, xadrez, contagem de histórias ;
·         Empréstimos de livros e registro das histórias lidas nos finais de semana. Pedir para comprarem pasta de plástico grande para o acondicionamento dos livros na mochila;


PARTE 2 / PROFESSORES REGENTES

LEI 9394/96 – LDB – Artigo 2º “A Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

PAUTA

1.    Alunos com restrição alimentar/modo de fazer: trazer laudo médico ou do nutricionista para adequação do cardápio do dia;
2.    "Sugerimos que a contribuição mensal facultativa e espontânea da APM seja de R$ 15,00. Utilizaremos essas verbas para os diversos eventos que ocorrerão na escola, tais como: Comemoração dos Aniversariantes do mês, Páscoa, Festa Junina, Dia da Criança, Visita do Papai Noel dentre outros”;
3.    Convidar pais para fazerem parte do Conselho de Escola/APM, especialmente os do Infantil 1( 5ºA);
4.    Horário de atendimento aos pais pela professora: agendados no caderno de capa dura;
5.    Mochila: copo com aba, toalha, muda de roupas completa para possíveis trocas;
6.    Leitura e explicação das Normas de Convívio do Regimento Escolar abaixo: entregar uma cópia para os pais levarem para casa;
7.     Questionário Sócio Informativo do aluno;
8.    Folha de atualização de endereços eletrônicos – e-mail;
9.    Folha de atualização de dados/endereços;
10. Folha do Kit material de alunos 2017;
11. Folha de assinatura da ciência do Regimento Escolar (normas de convívio);
12. Folha de participação do Conselho de Escola e APM;
13. Lista de presença dos pais da reunião;
14. Apresentação do trabalho do professor;
15. Dúvidas dos pais;
16. Atendimentos individualizados;
17. Outros: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





ATENÇÃO

  • Entregar o questionário sócio informativo para ser preenchido e devolvido; (recolher)
  • Entregar folha de atualização de dados/endereços; (recolher);
  • Entregar folha de e-mails (recolher);
  • Entregar lista de Kit material de alunos (recolher);
  • Entregar lista de presença dos pais na reunião; (recolher);
  • Entregar a folha de regimento escolar aos pais durante e pedir para assinarem a da ciência do Regulamento. Não esquecer de recolher esta última;
  • Entregar a folha de participação do Conselho de Escola e da APM; (recolher);



REGIMENTO ESCOLAR

TÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO DO PROCESO EDUCATIVO

Capítulo VII

Seção II

Art. 68 – São deveres dos educandos, respeitadas as especificidades de cada faixa etária/etapa/modalidade de ensino e/ou de seus pais/responsáveis:
I – zelar pelo bom nome da EMEI, com conduta adequada e com o cumprimento dos deveres educacionais;
II – comparecer pontual e assiduamente às atividades que lhe forem afetas, empenhando- -se no sucesso de sua execução e dos fins a que se destinam;
III – justificar suas ausências;
IV – colaborar com a organização da EMEI, durante as aulas ou em qualquer outra atividade;
V – cooperar e zelar para a boa conservação de instalações, mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, colaborando, também, para a conservação das boas condições de asseio das salas de aula e demais dependências;
VI – portar material educacional condizente com as atividades curriculares, conservando-o em ordem;
VII – responsabilizar-se por seu processo de aprendizagem, executando todas as tarefas que lhe forem atribuídas, inclusive as lições de casa;
VIII – tratar com respeito os seus colegas e toda a comunidade educacional, demonstrando atitudes de solidariedade, predisposição ao diálogo, repúdio às injustiças e acolhimento à diversidade, e exigindo, para si, o mesmo tratamento;
IX – participar ativamente da elaboração e do cumprimento das Normas de Convívio da EMEI, aprovadas pelo Conselho de Escola;
X – respeitar a autoridade dos Gestores, dos Professores e demais Funcionários da EMEI;
XI – apresentar-se preferencialmente uniformizado, evitando vestuário não condizente com o ambiente escolar;
XII – manter-se informados sobre os assuntos escolares, e assegurar que recebam as comunicações a eles encaminhadas pelos gestores e professores, devolvendo-as à direção em tempo hábil e com a devida ciência, sempre que for o caso;
XIII – observar as normas estabelecidas sobre entrada e saída das classes e demais dependências da EMEI;
XIV- ler e vistar diariamente a agenda da criança;
XV- participar das atividades, festividades e Reuniões de Pais e Mestres propostas pela escola;
XVI- atualizar, sempre que necessário, endereço e telefones, inclusive celular;
XVII- comunicar (justificar) por escrito na agenda da as ausências das crianças imediatamente após a ocorrência da falta;
XVIII- retirar a criança por terceiros somente com autorização por escrito dos pais/responsável;
XIX- informar a escola no caso de doenças infectocontagiosas;
XX- colocar nomes em todos os pertences da criança, principalmente nos uniformes;
XXI- olhar diariamente a mochila das crianças antes de vir para a escola para evitar que tragam objetos estranhos ao estudo
XXII- portar na escola uma mochila simples com capacidade para armazenar: agasalho, um copo de água com aba, uma muda de roupa completa para possíveis trocas, a agenda e um nécessaire contendo: escova de dentes com porta-escovas e uma toalhinha de mão de tecido;
XXIII- observar diariamente unhas, dentes, cabelos (piolhos), higiene do corpo, do vestuário e da mochila em geral; pois são fundamentais para a boa integração do aluno junto a seus colegas, professores e demais funcionários;
XXIV- administração de medicamentos: recomenda-se que a família organize os horários dos remédios de modo que não haja sua dosagem na escola, por constituir-se risco e perigo de se trazer remédio no transporte escolar, na mochila da criança, etc. Programar-se para que os horários das dosagens não coincidam no horário de aula. Caso a escola tenha que administrar a medicação, esta deverá ser entregue por um adulto, pessoalmente, na unidade escolar, para evitar-se os riscos e perigos de remédios mandados de casa na mochila da criança.
Parágrafo Único – É dever dos educandos e/ou pais/responsáveis conhecer, fazer conhecer e cumprir as normas de convívio estabelecidas neste Regimento Educacional.


Art. 69 – As normas de convívio estabelecidas neste regimento, após sua aprovação pelo Conselho da Escola e pelo Órgão Regional competente, garantindo-se a plena ciência prevista no Parágrafo Único do Artigo 68 deste Regimento e terão por finalidade assegurar a qualidade de ensino, direitos e objetivos de aprendizagem e segurança a todos os envolvidos na ação educativa, em especial, aos educandos e especificarão o conjunto de atitudes e comportamentos NÃO PERMITIDOS no âmbito da EMEI, observado, sempre, o contido no artigo 70–em especial no Inciso III– e alíneas, deste regimento – insistindo para convencimento, sem punir ou constranger :
I – trazer para o estabelecimento de ensino material de natureza estranha ao estudo que possa representar risco à criança ou às demais pessoas;
II – discriminar, usar de violência, agredir física ou verbalmente colegas, professores e demais funcionários do estabelecimento escolar;
III – danificar os bens patrimoniais do estabelecimento de ensino ou pertences de seus colegas, funcionários e professores;
IV – depredar o patrimônio escolar com riscos, quebras, danos de qualquer natureza que venham a alterar asa caraterísticas originais do conjunto;
V – trazer ou consumir na escola qualquer tipo de alimento ou bebida (doces, salgados, balas, chicletes, chips, pirulitos, salgadinhos, etc)
VI – trazer para a escola pertences familiares ou pessoais, inclusive brinquedos de qualquer tipo ou espécie;
VII – vir à escola calçando: tamancos, sandálias, chinelos, botas de saltinhos por constituir-se risco para a criança, podendo ocorrer acidentes;
VIII – usar maquiagem (especialmente batom) ou bijouterias em seu próprio corpo ou portá-las na mochila;
IX – portar mochila de rodinhas na escola a fim de evitar acidentes (lesões) no próprio aluno ou em outros;
X – riscar, arrancar folhas, colar adesivos nas agendas dos alunos. Destaca-se que a agenda é um meio exclusivo de comunicação entre a família e a escola;
XI- comportar-se inadequadamente no transporte escolar, de modo a representar risco de danos ou lesões ao condutor, aos demais passageiros, ao veículo e aos passantes;


 



EMEI PROFESSORA LOURDES HEREDIA MELLO
QUESTIONÁRIO SOCIO-INFORMATIVO DO ALUNO 2017                      

Nome da criança: _________________________________ Estágio: _______
Data de nascimento: _____/_____/______                                Idade_________
Nome do Pai____________________________________   Idade______
Nome da Mãe _____________________________________Idade______
  1. Seu(a) filho(a) frequentou anteriormente outra escola?
Sim(   )  Qual? _____________________________________________ não(   )
  1. Com quantas pessoas a criança mora?
Uma(   )     duas(   )     três (   )    quatro (   )     cinco (   )    seis ou mais (   ) 
  1. Nível de escolaridade da mãe:
Fundamental I incompleto (   )                 fundamental I completo (   )
Fundamental II incompleto (    )               fundamental II completo (   )
Médio incompleto (   )                              médio completo (   )
Superior incompleto (   )                          superior completo (   )
  1. Nível de escolaridade do pai:
Fundamental I incompleto (   )                 fundamental I completo (   )
Fundamental II incompleto (    )               fundamental II completo (   )
Médio incompleto (   )                              médio completo (   )
Superior incompleto (   )                          superior completo (   )
  1. Mãe trabalha fora?
Sim (   )  Em que? __________________________________________não(    )
Desempregada (   )
  1. Pai trabalha fora?
Sim (   )  Em que? _________________________________________ não(    )
Desempregado (   )
  1. Renda familiar:
1 a 3 salários mínimos(   )          3 a 5 salários(   )        mais de 5 salários(   )
  1. O pai nasceu:
Região sudeste (   )    região nordeste(   )  região sul(   )    região norte(   )  
região centro-oeste(  ) outro país(  )  qual? _____________________________
  1. A mãe nasceu:
Região sudeste (   )    região nordeste(   )  região sul(   )    região norte(   )  
região centro-oeste(   ) outro país( )  qual? _____________________________
  1. Lugares que a criança frequenta nos finais de semana:
Casa de familiares (   )   parques (   )   shopping (   )   igreja (   )  outros lugares (   )
  1. A casa onde mora é:
Cedida (   )   alugada (   )   própria (   )
  1. Tipo de moradia:
Madeira (   )    alvenaria (   )   outros (   )  
  1. Quantos cômodos?
Banheiro (     )   quarto (      )   sala (     )   cozinha(     )    lavanderia (     )
  1.  A moradia tem:         Responder com S(sim)  ou   N(não)
Água encanada (   )   luz elétrica (  )  esgoto (   )   poço (   )  chuveiro (   ) 
TV (   )  DVD(   )  aparelho de som (   )  computador (   )  internet (    )  carro(   )  telefone(  )
  1. A família mora:
Perto da escola (  )   Longe da escola (  ) em que bairro? __________________
  1. Recebe algum benefício do governo?
Sim (   )  qual? __________________________________________  não (   )

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