sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Reunião de Pais e Professores no ínicio do ano letivo





EMEI PROFESSORA LOURDES HEREDIA MELLO

 

PAUTA DA 1ª REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 05/02/2018

 

 

PARTE  1 / DA EQUIPE GESTORA

 

1-    Apresentação do Diretor de Escola e Equipe Gestora e boas vindas a todos os presentes;

      2- Informes (ppt) da direção:

·   TEG;

·   Material Escolar – kit do aluno;

·       Leve-leite,

·       Frequência dos alunos,

·       Uso do Uniforme,

·       Atualização dos endereços/telefones dos alunos;

·       Participação APM/CE;

·       Contribuição espontânea da APM: "Sugerimos que a contribuição facultativa e espontânea da APM seja mensal . Utilizaremos essas verbas para os diversos eventos que ocorrerão na escola, tais como: Comemoração dos Aniversariantes do mês, Páscoa, Festa Junina, Dia da Criança, Visita do Papai Noel dentre outros”;

·       Respeitar os horários de entrada e saída e uma tolerância de 10 minutos para ambos os casos e é preciso ficar atento que  tais atrasos atrapalham a organização da escola e a criança se sente insegura e temerosa, o que pode levá-la a chorar no horário da entrada e não querer vir para escola no dia seguinte .  Saída: transporte escolar (TEG ou particular): às 15h45min e pelos pais: 15h50min;

·       Horário de atendimento na secretaria: 8h00 às 16h00;

·       Medicação na Escola: somente com receita médica e ministrado às 14h;

·       Projetos da Escola:

·        PEA;

·        Horta, jardim, informática, contação de histórias, projeto Nutrir (Alimentação Saudável);

·        Empréstimos de livros e registro das histórias lidas nos finais de semana. Pedir para comprarem pasta de plástico grande para o acondicionamento dos livros na mochila;

 

 

PARTE 2 / PROFESSORES REGENTES

 

LEI 9394/96 – LDB – Artigo 2º “A Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

 

 

 

PAUTA

 

1.     Alunos com restrição alimentar/modo de fazer: trazer laudo médico ou do nutricionista para adequação do cardápio do dia;

2.     "Sugerimos que a contribuição facultativa e espontânea da APM seja mensal. Utilizaremos essas verbas para os diversos eventos que ocorrerão na escola, tais como: Comemoração dos Aniversariantes do mês, Páscoa, Festa Junina, Dia da Criança, Visita do Papai Noel dentre outros”;

3.     Convidar pais para fazerem parte do Conselho de Escola/APM, especialmente os do Infantil 1( 5ºA/5B);

4.     Horário de atendimento aos pais pela professora: agendados no caderno de capa dura;

5.     Entrega da folha do Regimento Escolar aos pais, comentários e pedir para assinarem o recebimento;

6.      Questionário Sócio Informativo do aluno;

7.     Folha de atualização de endereços eletrônicos – e-mail;

8.     Lista de presença dos pais da reunião;

9.     Apresentação do trabalho do professor;

10. Dúvidas dos pais;

11. Atendimentos individualizados;

12. Outros: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 
 

ATENÇÃO

 

  • Entregar o questionário sócio informativo para ser preenchido e devolvido; (recolher)
  • Entregar folha dos telefones e e-mails; (recolher)
  • Entregar lista de presença dos pais na reunião; (recolher);
  • Entregar o regimento escolar para os pais levarem e recolher o termo de ciência do mesmo;
  • Entregar e recolher a folha de participação do Conselho de Escola e da APM;

 

 


 

 

 

EMEI PROFESSORA LOURDES HEREDIA MELLO

QUESTIONÁRIO SOCIO-INFORMATIVO DO ALUNO 2018                      

 

Nome da criança: _________________________________ Estágio: _______

Data de nascimento: _____/_____/______                            Idade_________

Nome do Pai____________________________________   Idade______

Nome da Mãe _____________________________________Idade______

 

 

  1. Seu(a) filho(a) frequentou anteriormente outra escola?

Sim(   )  Qual? _____________________________________________ não(   )

  1. Com quantas pessoas a criança mora?

Uma(   )     duas(   )     três (   )    quatro (   )     cinco (   )    seis ou mais (   ) 

  1. Nível de escolaridade da mãe:

Fundamental I incompleto (   )                 fundamental I completo (   )

Fundamental II incompleto (    )               fundamental II completo (   )

Médio incompleto (   )                              médio completo (   )

Superior incompleto (   )                          superior completo (   )

  1. Nível de escolaridade do pai:

Fundamental I incompleto (   )                 fundamental I completo (   )

Fundamental II incompleto (    )               fundamental II completo (   )

Médio incompleto (   )                              médio completo (   )

Superior incompleto (   )                          superior completo (   )

  1. Mãe trabalha fora?

Sim (   )  Em que? __________________________________________não(    )

Desempregada (   )

  1. Pai trabalha fora?

Sim (   )  Em que? _________________________________________ não(    )

Desempregado (   )

  1. Renda familiar:

1 a 3 salários mínimos(   )          3 a 5 salários(   )        mais de 5 salários(   )

  1. O pai nasceu em que região:

       Sudeste (   )  Nordeste(   )  Sul(   )  Norte(   )  Centro-Oeste(   )  outro país(  )  qual? _____________________________

  1. A mãe nasceu em que região:

 Sudeste (   )  Nordeste(   )  Sul(   )  Norte(   )  Centro-Oeste(   )  outro país(  )  qual? _____________________________

  1. Lugares que a criança frequenta nos finais de semana:

Casa de familiares (   )   parques (   )   shopping (   )   igreja (   )  outros _________________________________________________

  1. A casa onde mora é:

Cedida (   )   alugada (   )   própria (   )

  1. Na sua moradia tem quantos:

Banheiros _____  quartos______  salas______ cozinha_____ lavanderia_____

TV_____  Computador_____ Carro_____  telefone/celular_____

  1. A família mora:

Perto da escola (  )   Longe da escola (  ) em que bairro? __________________

  1. Recebe algum benefício do governo?

Sim (   )  qual? __________________________________________  não (   )

 

 


 

EMEI PROFª LOURDES HEREDIA MELLO

Reunião de Pais e Mestres

Estágio
05 de Fevereiro de 2018
Infantil I A
 presenças
Infantil I B
presenças
Infantil II A
presenças
Infantil II B
presenças
Total
presenças
presença


Pontos Positivos:


Pontos Negativos:

 
 



EMEI PROFESSORA LOURDES HERÉDIA MELLO


REGIMENTO ESCOLAR

Seção II

Dos Deveres dos Educandos e ou de seus Pais/Responsáveis

 

Art. 68 – São deveres dos educandos, respeitadas as especificidades de cada faixa etária/etapa/modalidade de ensino e/ou de seus pais/responsáveis:

I – zelar pelo bom nome da EMEI, com conduta adequada e com o cumprimento dos deveres educacionais;

II – comparecer pontual e assiduamente às atividades que lhe forem afetas, empenhando -se no sucesso de sua execução e dos fins a que se destinam;

III – justificar suas ausências;

IV – colaborar com a organização da EMEI, durante as aulas ou em qualquer outra atividade;

V – cooperar e zelar para a boa conservação de instalações, mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, colaborando, também, para a conservação das boas condições de asseio das salas de aula e demais dependências;

VI – portar material educacional condizente com as atividades curriculares, conservando-o em ordem;

VII – responsabilizar-se por seu processo de aprendizagem, executando todas as tarefas que lhe forem atribuídas, inclusive as lições de casa;

VIII – tratar com respeito os seus colegas e toda a comunidade educacional, demonstrando atitudes de solidariedade, predisposição ao diálogo, repúdio às injustiças e acolhimento à diversidade, e exigindo, para si, o mesmo tratamento;

IX – participar ativamente da elaboração e do cumprimento das Normas de Convívio da EMEI, aprovadas pelo Conselho de Escola;

X – respeitar a autoridade dos Gestores, dos Professores e demais Funcionários da EMEI;

XI – apresentar-se preferencialmente uniformizado, evitando vestuário não condizente com o ambiente escolar;

XII – manter-se informados sobre os assuntos escolares, e assegurar que recebam as comunicações a eles encaminhadas pelos gestores e professores, devolvendo-as à direção em tempo hábil e com a devida ciência, sempre que for o caso;

XIII – observar as normas estabelecidas sobre entrada e saída das classes e demais dependências da EMEI;

XIV- ler e vistar diariamente a agenda da criança;

XV- participar das atividades, festividades e Reuniões de Pais e Mestres propostas pela escola;

XVI- atualizar, sempre que necessário, endereço e telefones, inclusive celular;

XVII- comunicar (justificar), por escrito, na agenda, as ausências das crianças imediatamente após a ocorrência da falta;

XVIII- retirar a criança por terceiros somente com autorização por escrito dos pais/responsável;

XIX- informar a escola no caso de doenças infectocontagiosas;

XX- colocar nomes em todos os pertences da criança, principalmente nos uniformes;

XXI- olhar diariamente a mochila das crianças antes de vir para a escola para evitar que tragam objetos estranhos ao estudo;

XXII- portar na escola uma mochila simples com capacidade para armazenar: agasalho, um copo de água com aba, uma muda de roupa completa para possíveis trocas, a agenda e um nécessaire contendo: escova de dentes com porta-escovas e uma toalhinha de mão de tecido;
 
 

 
 
 
 
 
XXIII- observar diariamente unhas, dentes, cabelo (piolhos), higiene do corpo, do vestuário e da mochila, em geral; pois são fundamentais para a boa integração do aluno junto a seus colegas, professores e demais funcionários;
XXIV- administração de medicamentos: recomenda-se que a família organize os horários dos remédios de modo que não haja sua dosagem na escola, por constituir-se risco e perigo de se trazer remédio no transporte escolar, na mochila da criança, etc. Programar-se para que os horários das dosagens não coincidam no horário de aula. Caso a escola tenha que administrar a medicação, esta deverá ser entregue por um adulto, pessoalmente, na unidade escolar, para evitar-se os riscos e perigos de remédios mandados de casa na mochila da criança.
Parágrafo Único – É dever dos educandos e/ou pais/responsáveis conhecer, fazer conhecer e cumprir as normas de convívio estabelecidas neste Regimento Educacional.
Seção III
 
Art. 69 – As normas de convívio estabelecidas neste regimento, após sua aprovação pelo Conselho da Escola e pelo Órgão Regional competente, garantindo-se a plena ciência prevista no Parágrafo Único do Artigo 68 deste Regimento e terão por finalidade assegurar a qualidade de ensino, direitos e objetivos de aprendizagem e segurança a todos os envolvidos na ação educativa, em especial, aos educandos e especificarão o conjunto de atitudes e comportamentos NÃO PERMITIDOS no âmbito da EMEI, observado, sempre, o contido no artigo 70–em especial no Inciso III– e alíneas, deste regimento – insistindo para convencimento, sem punir ou constranger :
I – trazer para o estabelecimento de ensino material de natureza estranha ao estudo que possa representar risco à criança ou às demais pessoas;
II – discriminar, usar de violência, agredir física ou verbalmente colegas, professores e demais funcionários do estabelecimento escolar;
 III – danificar os bens patrimoniais do estabelecimento de ensino ou pertences de seus colegas, funcionários e professores;
IV – depredar o patrimônio escolar com riscos, quebras, danos de qualquer natureza que venham a alterar as caraterísticas originais do conjunto;
V – trazer ou consumir na escola qualquer tipo de alimento ou bebida (doces, salgados, balas, chicletes, chips, pirulitos, salgadinhos, etc)
VI – trazer para a escola pertences familiares ou pessoais, inclusive brinquedos de qualquer tipo ou espécie;
VII – vir à escola calçando: tamancos, sandálias, chinelos, botas de saltinhos por constituir-se risco para a criança, podendo ocorrer acidentes;
VIII – usar maquiagem (especialmente batom) ou bijouterias em seu próprio corpo ou portá-las na mochila;
IX – portar mochila de rodinhas na escola a fim de evitar acidentes (lesões) no próprio aluno ou em outros;
X – riscar, arrancar folhas, colar adesivos nas agendas dos alunos. Destaca-se que a agenda é um meio exclusivo de comunicação entre a família e a escola;
XI- comportar-se inadequadamente no transporte escolar, de modo a representar risco de danos ou lesões ao condutor, aos demais passageiros, ao veículo e aos passantes.
 





 

 

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