segunda-feira, 20 de maio de 2019

Carta de Intenção da Direção da Escola







CARTA DE INTENÇÕES – DIREÇÃO
À Comunidade Escolar,

   Nós, a Direção da EMEI Profª Lourdes Heredia Mello, representados na figura do diretor Luzenário Cruz, professor da disciplina de matemática aposentado pelo Estado de São Paulo e exercendo o cargo de diretor  Prefeitura do Município de São Paulo desde 2005, tendo ingressado na carreira em 1992 como professor e de sua Assistente de Diretor Rosane Santolin Uhr professora de educação infantil e fundamental desde 1987 em regência em sala de aula e ingressando na prefeitura de São Paulo em 2000,exercendo o cargo de professora   ate setembro de 2017 quando assumiu a função  de assistente ,estabelecemos a partir do objetivo e metas da Unidade, expectativas das famílias, intenções das professoras, planos de trabalho dos demais funcionários, já estabelecidos no Projeto Politico Pedagógico, e, principalmente, considerando a escuta das crianças, organizar o nosso trabalho nessa escola.
   Entendemos que a gestão democrática, um dos princípios da Educação, é base para que se propicie o protagonismo de toda a comunidade escolar (professoras, crianças, famílias, direção, coordenação pedagógica e demais funcionários e parceiros), pois todos devem ser sujeitos ativos em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola. É imprescindível que cada um destes sujeitos tenha clareza e conhecimento de seu papel quanto participante da comunidade escolar. Assim, esse está sendo o nosso primeiro passo.
   Além disso, há outras demandas que, inerentes aos nossos cargos, já estão sendo por nós realizadas, tais como: as atividades cotidianas junto às crianças e famílias, a formação e orientação das equipes, a manutenção e conservação do prédio, a organização da vida funcional dos servidores, a gestão das empresas terceirizadas que prestam serviços para a unidade educacional, o incentivo à participação de todos (pais/responsáveis, docentes, equipe de apoio) nos colegiados e reuniões de pais e a gestão das verbas, dentre outras. Essas, no decorrer do ano, serão periodicamente avaliadas, para que possamos, cada vez mais, trabalhar sem que percamos de vista a eficácia e a transparência.
   Outra demanda que, neste ano, temos para nós, é o compromisso de, junto com a SME (Secretaria Municipal de Educação) e a DRE , estudarmos e implementarmos o Currículo da Cidade: Educação Infantil, bem como direcionarmos um olhar apurado e crítico para os registros da Unidade, considerando a Instrução Normativa nº 02, de 06 de fevereiro de 2019, com o intuito de serem problematizados e qualificados.
Promover uma retomada do Regimento Escolar e PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, principalmente no que se refere às concepções; uma reflexão sobre as práticas pedagógicas aqui desenvolvidas, objetivando aliar prática e teoria – contemplada no PEA (Projeto Especial de Ação), considerando a importância do brincar e das interações, com a finalidade de adequá-los e qualificá-los, visando à autonomia e protagonismo das crianças e docentes; e a promoção de uma maior aproximação entre escola e famílias, estabelecendo uma parceria mais eficaz, são pontos fundamentais da nossa ação pedagógica.
   Desse modo, esperamos que, envolvidos num clima respeitoso, agradável e harmonioso, possamos desenvolver nossas propostas de modo que o objetivo principal da nossa ação – promover educação pública de boa qualidade, compreendendo que tal direito parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana e integralidade (cuidar e educar) – seja concretizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário