quinta-feira, 12 de março de 2020

CARTAS DE INTENÇÃO


CARTA DE INTENÇÕES



Prezadas Famílias,
As “Cartas de Intenção ” são documentos autorais dos professores de cada grupo, elaboradas a partir das diretrizes do “Currículo da Cidade – Educação Infantil“, do Projeto Político Pedagógico de nossa escola, do espaço social e seus equipamentos (território educativo), da escuta das crianças e observações dos professores. Compartilhamos a seguir o que se propôs para este 1º bimestre de 2020.
Entretanto, considerando-se a mobilização de toda a sociedade a partir de Março de 2020 com relação a pandemia da COVID-19, certamente que o andamento das propostas será revisto, assim que a escola normalize seu atendimento.


EQUIPE GESTORA


À Comunidade Escolar,


 Nós, Equipe Gestora da EMEI Profª Lourdes Heredia Mello, representados na figura do diretor Luzenário Cruz, professor da disciplina de Matemática aposentado pelo Estado de São Paulo e exercendo o cargo de  diretor na Prefeitura do Município de São Paulo desde 1992,  de sua Assistente de Diretor Rosane Santolin Uhr,  professora de Educação Infantil e Fundamental desde 1987 em regência em sala de aula e ingressando na Prefeitura de São Paulo em 2000, exercendo o cargo de professora até Setembro de 2017 quando assumiu a função  de assistente e da coordenadora pedagógica, Sandra Placoná Ferreira, titular  na PMSP desde 2001 e exercendo este cargo nesta EMEI desde 2004, estabelecemos a partir das avaliações escolares do ano passado, do objetivo e metas da Unidade, expectativas das famílias, intenções das professoras, planos de trabalho dos demais funcionários, já estabelecidos no Projeto Politico Pedagógico, e, principalmente, considerando a escuta das crianças, organizar o nosso trabalho nessa escola.
   Entendemos que a gestão democrática, um dos princípios da Educação, é base para que se propicie o protagonismo de toda a comunidade escolar (professoras, crianças, famílias, direção, coordenação pedagógica e demais funcionários e parceiros), pois todos devem ser sujeitos ativos em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola. É imprescindível que cada um destes sujeitos tenha clareza e conhecimento de seu papel quanto participante da comunidade escolar. Assim, esse está sendo o nosso primeiro passo.
   Além disso, há outras demandas que, inerentes aos nossos cargos, já estão sendo por nós realizados, tais como: as atividades cotidianas junto às crianças e famílias, a formação e orientação das equipes, a manutenção e conservação do prédio, a organização da vida funcional dos servidores, a gestão das empresas terceirizadas que prestam serviços para a unidade educacional, o incentivo à participação de todos (pais/responsáveis, docentes, equipe de apoio) nos colegiados e reuniões de pais e a gestão das verbas, dentre outras. Essas, no decorrer do ano, serão periodicamente avaliadas, para que possamos, cada vez mais, trabalhar sem que percamos de vista a eficácia e a transparência.
   Outra demanda que neste ano temos para nós é o compromisso de, junto com a SME/SP (Secretaria Municipal de Educação) e a DRE Santo Amaro, darmos continuidade aos estudos sobre o Currículo da Cidade – Educação Infantil (SME 2019) debruçando-nos na questão dos Espaços na Educação Infantil da Escola Integral, relacionando-o com os demais desdobramentos: os tempos, as interações e as materialidades. Há 5 (cinco) anos somos escola integral( a primeira  desta DRE) e esperamos ansiosamente um olhar e assistência mais próximo e individualizado dos órgãos municipais no tocante à implantação da Escola Integral; bem como o apoio(financeiro, recursos humanos e pedagógico)  do Programa “São Paulo Integral”; especialmente em relação à figura do POEI(Professor Orientador de Educação Integral).
Há 2(dois) anos vemos estudando, refletindo, discutindo sobre o Currículo da Infância. Esta gestão entende a necessidade, neste momento, de focar sua ação escolar na organização/reorganização de seus espaços internos (coletivos e individuais – salas de referência), bem como dos espaços extramuros, ressignificando-os.
Outra intenção para 2020 é perseguirmos nos estudos e práticas sobre Documentação Pedagógica (à luz da Instrução Normativa SME nº 02/2019, que trata sobre os Registros na Educação Infantil) com o intuito d serem problematizados e qualificados.
Promover uma retomada do Regimento Escolar e PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, principalmente no que se refere às concepções; uma reflexão sobre as práticas pedagógicas aqui desenvolvidas, objetivando aliar prática e teoria – contemplada no PEA (Projeto Especial de Ação), considerando a importância do brincar e das interações, com a finalidade de adequá-los e qualificá-los, visando à autonomia e protagonismo das crianças e docentes; e à promoção de uma maior aproximação entre escola e famílias, estabelecendo uma parceria mais eficaz, são outros pontos fundamentais da nossa ação pedagógica.
   Desse modo, esperamos que, envolvidos num clima respeitoso, agradável e harmonioso, possamos desenvolver nossas propostas de modo que o objetivo principal da nossa ação – promover educação pública de boa qualidade, compreendendo que tal direito parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana e integralidade (cuidar e educar) – seja concretizado.
Muito se conquistou e avançou do ano de 2019 para este, mas há grandes obstáculos a serem vencidos. O maior encontrado por esta gestão é a redução do seu quadro de pessoal e recursos financeiros, onde encontramos séria dificuldade em dar manutenção nos projetos elencados e participação em eventos externos pelo desfalque em seu quadro de pessoal.
Fica, aqui, registrado nesta carta a vontade imensa de acertar e vencer todos os desafios que certamente virão pela frente.
Estaremos prontos!!!!!

Luzenário Cruz, Rosane Santolin Uhr e Sandra Placoná Ferreira.

São Paulo, Fevereiro de 2020.





 EQUIPE DOCENTE



AGRUPAMENTO – 5.A

Iniciamos nossa parceria em 2017, conhecemos nossas limitações e nossas habilidades, assim organizamos nosso trabalho de forma a  aprimorar a execução de nossas atividades.
Planejamos nosso trabalho docente, trocamos ideias, experiências, damos sugestões, interligando as nossas ações e inclusive, nossos projetos.
Decidimos iniciar com as crianças ingressantes da U.E, pois desejávamos novidades e desafios.
Baseados nos documentos oficiais e observando as necessidades do grupo no período de adaptação e o que trouxeram de conhecimentos, trabalharemos no semestre.
Observando as conversas e atitudes das crianças em diversas situações, decidimos investir na convivência e respeito ao outro.
Trabalharemos o projeto “Convivendo com o Outro”.  A professora Sônia fará o projeto com os pais e filhos, onde será levado para casa um kit de brinquedos aos finais de semana e as famílias deverão realizar o registro (fotos e escrita).
Faremos o Projeto de “Empréstimo de Livros e Relato do Final de Semana”, onde a família registrará a atividade no caderno de registros.
As crianças, junto com as professoras, elaborarão as Regras de Convivência e as dos projetos.
Devido o grande interesse das crianças com o peixe do aquário da sala, trabalharemos este animal e outros que elas demonstrarem interesse.
A professora Vânia ao realizar algumas atividades de equilíbrio, percebeu grande dificuldade dos pequenos e decidiu trabalhar este quesito através de jogos e brincadeiras.
Observando a fala das crianças, a professora Sônia que é fonoaudióloga de formação, fará um trabalho com exercícios fono-articulatórios, trava-línguas e parlendas.
Faremos, também, um Projeto de Culinária mensal com pais e filhos, sendo que as crianças prepararão algo para os pais degustarem nas Reuniões de Pais e Mestres bimestrais.

Professoras Vânia de Lima e Sônia Maria Gentile Ferreira.
Fevereiro 2020.


AGRUPAMENTO – 5.B

Nossa parceria data desde 2017 e o trabalho vem se aprimorando dentro da proposta do Currículo da Cidade – Educação Infantil (SME 2019).
Para este ano, nosso primeiro desafio é a possibilidade de ofertar para as crianças um espaço diferenciado em sala. Optamos por trabalhar com cantos de interesse e reduzimos o número de mesas e cadeiras da sala.
A princípio, o espaço está divido em 6(seis) cantos que poderão sofrer mudanças a partir do olhar das crianças.
A formatação inicial é a seguinte:
·         Brinquedos Estruturados;
·         Brinquedos Não-estruturados;
·         Leitura;
·         Jogos;
·         Ciências e
·         Identidade.
    O objetivo dos cantos é estimular a curiosidade infantil e a partir daí, definir com elas os projetos do ano.
Ao lado disso, nossa intenção é oferecer diferentes experiências que possibilitem o desenvolvimento de habilidades como: coordenação viso-motora, equilíbrio, diferentes linguagens, etc; através de jogos, brincadeiras, música e utilizando todos os espaços escolares.

Professoras Solange Ferreira Ortiz e Iara Rubia Fiorentino de Araújo.
Fevereiro 2020.


AGRUPAMENTO – 6.A.

Este ano completamos o 5º ano de parceria, trabalhando juntas.
Teremos o mesmo procedimento do ano anterior, de estar avaliando e reciclando o nosso trabalho, analisando o que deu certo e errado durante o ano de 2019 para dar continuidade em algumas atividades neste 2020, já que a turma atual do 6.A, é, na sua maioria a mesma do ano passado.
Depois de fazer uma roda de conversa com as crianças para escutá-las sobre qual tema desenvolveremos est ano, elas escolheram aprender sobre a vida de alguns animais.
Para isto, fizemos votação e elas elegeram: gato, elefante, coelho e crocodilo.
Faremos projetos e com o lúdico trabalharemos estas escolhas.
Para isto utilizaremos: rodas de conversa, contação de histórias, vídeos, fotos, pesquisas com as famílias e também na escola, brincadeiras, jogos, trabalhos manuais, parlendas e músicas.
Pretendemos também registrar todos esse trabalho através de relatos das crianças, fotos, rodas de conversa, fichários e caderno de desenhos.

Professoras Cybelle Goulart Pacheco Mercier e Lúcia de Fátima Salviano da Silva Oliveira.


AGRUPAMENTO – 6.B.


Somos parceiras de trabalho desde Agosto de 2019 e iniciaremos 2020 a caminhada desde o início do ano.
A turma é, na maioria, composta por crianças que foram nossas em 2019.
Ano passado tivemos uma ótima interação com as crianças e entre elas e as professoras. Elas se adaptaram sem dificuldade e mudança de professora no 2º semestre.
Proporcionamos atividades e brincadeiras de acordo com seus interesses, como contar e inventar histórias, leituras de livros trazidos de casa, confecção de livros das próprias crianças, coleta de materiais da natureza, pesquisas sobre a nimis que encontravam e viam passar nos nossos parques, brincadeiras com fantasias, blocos de montar, escrita do nome, contagens, fizeram parte dos nossos dias no ano que passou, proporcionado às crianças interações de amizade, descobertas, estimulando as brincadeiras sempre em grupo, segurança ao expor suas ideias, etc.
Assim, para este ano, decidimos dar continuidade a alguns dos projetos anteriores como o de alimentação saudável, que, visivelmente, vem estimulando as crianças. Por conta dele, muitas crianças passaram a se alimentar melhor e experimentar alimentos que antes resistiam.
Estamos também iniciando um projeto em que trabalharemos identidade das crianças e sua visão de mundo, bem como ela a é vista pelos colegas. Essa construção se dará a partir de trabalhos com desenhos de observação do que a rodeia e de como ela se vê quando se desenha.
Nossas rodas de conversa continuam constantes para que possamos também oferecer não só aquilo que como professoras achamos necessário, mas também, deixar que elas se expressem sobre aquilo que possuem interesse em aprender.

Professoras Danielle Cristina Fraccarolli Pereira e Michelle Costa Duarte.

PROFESSORA MÓDULO MANHÃ


São Paulo 02 de março de 2020.

                        “... é na cotidianidade que os conceitos sociais e culturais são construídos pela criança, por exemplo, os de gostar, desgostar, de beleza, feiura, entre outros. Esta elaboração se faz de maneira ativa, a criança interagindo vivamente com pessoas e sua ambiência.” (FERRAZ; FUSARE, 1993)

Tendo como ponto de partida a criança na escola integral, venho por meio desta expor meu projeto de artes (pintores para crianças – coleção Folha de São Paulo), no qual serão oferecidas experiências diferentes para cada pintor apresentado.
Assim pretendo ampliar e desenvolver um olhar crítico e curioso para com o mundo das artes, e fortalecer vínculo com as crianças.
Serão expostos temas como luz e sombra (Monet), desenho com papel rasgado (Tomie Ohtake), pintura com cores quentes (Portinari), esfumaçado com carvão e algodão (El Grego), entre outro;  assim como uma breve biografia desses pintores, sempre adaptado para a linguagem da criança.
Nesse período em que o projeto é executado, uma vez por semana, as professoras regentes da sala terão a oportunidade de reunirem com seus pares para discutir e planejarem o ano letivo.
O registro do projeto será feito por fotos e anotações no blocão.

Sem mais,
Professora Margarete da Penha Araújo. 









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