sábado, 2 de maio de 2020


ATIVIDADE AFUNDA OU NÃO AFUNDA - 04/8/2020( 2ª F). 

Sugestão das professoras Sônia e Vânia

Objetivos do Experimento:

-Observar, investigar e levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;
-Estabelecer relações entre flutuabilidade e não flutuabilidade dos objetos comparando sua forma, tamanho, peso e material;
-Concluir sobre a experiência utilizando não apenas o experimento, mas o que já sabe e o que aprende com os outros: Observação, vivência e troca.


Na educação infantil o lúdico é fundamental para a aprendizagem. As crianças dessa faixa etária não vão aprender a definir densidade com este experimento, mas vão começar a se questionar, vão começar a formular hipóteses e vão começar a se interessar sobre o assunto e pela descoberta das coisas de modo científico: observando, tocando, fazendo, experimentando, pensando, conversando, discutindo e concluindo as coisas. É extremamente interessante perceber o quanto eles aprendem uns com os outros. A alegria e o espanto deles na descoberta das coisas ENCANTAM.
Essa experiência sobre flutuabilidade é importante para despertar o interesse das crianças sobre a questão da densidade. É um assunto complexo, especialmente para crianças tão pequenas. Elas têm noção de tamanho e peso, mas não sabem o que é massa e volume. Pesquisando encontrei a seguinte explicação: Densidade maior: Objeto mais pesado. Densidade menor: Objeto mais leve. Quanto maior a densidade mais pesado o material. Se o objeto flutua é porque tem a densidade menor que a da água.
A poesia favorece a subjetividade, desperta a sensibilidade, estimula a oralidade a reflexão, o prazer da leitura e da escrita poética, amplia o repertório vocabular e nos mostra outros pontos de vista, outras realidades, outros mundos. Enfim contribui para a formação leitora e escrita da criança.

Materiais utilizados:

Bacia de preferência transparente, água e objetos variados escolhidos pelas crianças e pais.
Barquinho de papel de preferência jornal.
             
Etapas da Atividade:

- Ler a poesia Barco de papel, do livro “Saco de Brinquedos,” de Carlos Urbim:
Barco de papel
Navega pela sarjeta
Vai tranquilo pelo rio.
Mas, cuidado!
O pirata perneta
Ameaça o navio.
Acontece a luta:
Perneta no desvio
Foge pra gruta
E o barquinho
De folha de jornal
Vence o mal no final.

- Convidar a criança levando o barquinho para procurar objetos para fazer o experimento na água
- levar a criança com o barquinho e os objetos próximos à bacia
- deixar a criança brincar com o barquinho na água livremente e depois brincado de pirata como na poesia
- assistir o vídeo da experiência
- começar a brincar com os objetos escolhidos, um de cada vez
- observar o que acontece com o objeto
- questionar o que aconteceu e o motivo
- se desejar utilize a planilha.
- brincar com a criança, procurando estimular a curiosidade, faça desafios, use sua criatividade e aprendam brincando junto com a criança.

Boa atividade!!!!!

OBS: Alguns objetos afundam e outros não. A maioria levantará a hipótese de que os objetos mais pesados afundam e os mais leves e que tenham ar dentro flutuam (não afundam). O objetivo da atividade é descobrir quais objetos flutuam na água e qual a razão de flutuarem e o porquê de outros não flutuarem. Cabe ressaltar aos pais que os objetos que flutuam têm densidade menor do que a água e os objetos que afundam têm densidade maior que a da água.

Outra atividade relacionada

Utilizar três garrafas pet: uma cheia de areia, uma cheia de água e uma vazia (apenas com ar). Colocar cada uma delas em uma bacia com água.
Resultados: durante o experimento é observado que a garrafa com areia afunda, a garrafa com ar flutua e na garrafa com água observamos que metade dela afundou e metade flutuou. Com as observações das garrafas com areia e da garrafa com ar, parece que a hipótese sobre objetos pesados afundarem e objetos leves boiarem estava certa. Porém, o resultado observado da garrafa com água ficou um pouco confusa.
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água. Ele nem afunda e nem flutua na água, se mantendo em equilíbrio. Entendemos que os objetos mais densos têm uma maior massa em um determinado volume, ou seja, tem uma quantidade maior daquele objeto em um determinado espaço. No experimento confirmamos essa ideia, pois no mesmo volume (espaço dentro da garrafa pet) a quantidade da substância influencia se ele irá flutuar, ou afundar.

Alguns links do Youtube com atividades “afunda ou não afunda”

https://www.youtube.com/watch?v=A957b3MtX_Y 
https://www.youtube.com/watch?v=ZhF2WOOZEoY 
https://www.youtube.com/watch?v=uBaC74PWQGM

Abaixo segue o link do grupo Lourdes na Quarentena do vídeo com a professora Sônia realizando a experiência. 




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