sexta-feira, 15 de maio de 2020

SENTIDOS: AUDIÇÃO

PROFESSORAS CYBELE E LUCIA 

Objetivos:
Trabalhar o desenvolvimento do processo auditivo, atenção, concentração, raciocínio, memória, reconhecimento de sons não verbais com variações e treinar habilidades auditivas.
Primeira Atividade: Musicalizando o Corpo
Sugerimos que as famílias utilizem a atividade já existente no livro que receberam, “Trilhas de aprendizagem”, na página 59, que fala sobre musicalidade utilizando o corpo (use o corpo para tirar sons, bata palmas, bata os pés, faça sons com a boca, bata as mãos em várias partes do corpo), e que façam também a pesquisa da música “Peixinhos do Mar” cantada pelo grupo “Barbatuques”, cujo link está disponível no livro, também na página 59, do Trilhas de Aprendizagem.
Segunda Atividade: Adivinhação de Sons
Utilizando o celular, coloque alguns sons para a criança adivinhar, que podem ser de animais, de eletrodomésticos (liquidificador, aspirador de pó, batedeira, etc...), de instrumentos musicais, etc... Em seguida pedir para ela escolher alguns desses sons e desenha-los em um papel (ex.: desenhar o animal que ela mais gostou de adivinhar). A criança pode também imitar alguns dos sons que ela ouviu. Outra sugestão é a criança escutar com atenção sons que estiverem acontecendo no lado externo de onde ela mora (ex.: pássaros, carros, buzinas, pessoas falando, etc...) e enquanto ela for falando o que está ouvindo, o adulto vai escrevendo o nome desses sons em um papel.
Terceira Atividade: Jogo da Memória Auditiva
Material:
Copos descartáveis de café, ou potes de danone, ou garrafinhas de iorgutes ou de refrigerantes, ou latinhas, ou rolinhos do miolo do papel higiênico, etc*
*grãos (arroz, feijão, milho, ervilha seca, etc...), clips de prender papel, moedas, pedrinhas, areia, lacres das latinhas de refrigerantes ou de cerveja, alfinetes, bolinhas, tachinhas, canudos cortados em pedaços pequenos, água, etc... Por haver alguns materiais que favorecem pequenos acidentes, como furar o dedinho em um alfinete, aconselho que o adulto confeccione esse brinquedo ou dispense esse tipo de material.
Confecção:
Utilizando dois copinhos para cada item para formar pares (dois copinhos com arroz, dois com feijão, dois com moedas e assim por diante), enchê-los com os itens escolhidos fechando a abertura com fita adesiva, ou colando um pedaço de papel de maneira que fiquem bem vedados para não derramar o que estiver dentro.
Se for escolhido garrafinhas de refrigerante para a confecção do brinquedo, é só apertar bem a tampinha, não precisando colar a mesma.
Sugiro fazer vários pares (uns 4 ou 5), para que a criança tenha mais opções de escolha na hora de jogar.
É importante que os potinhos não sejam transparentes para que, o que estiver dentro não fique a mostra e atrapalhe a adivinhação.
Se forem transparentes, pinte-os com tinta ou encape-os colando qualquer tipo de papel.
Depois de pronto, sobre uma superfície lisa, coloque os potinhos embaralhados um ao lado do outro, como no jogo da memória visual que você coloca uma cartinha ao lado da outra.
Para jogar utilize as mesmas regras do jogo da memória visual que já mencionamos anteriormente, a criança escolhe um potinho, balança-o perto de seu ouvido e tenta adivinhar do que é o som que ela está ouvindo, se é de arroz, de feijão, de moeda, etc...
Feito isso, ela deve procurar o par do potinho escolhido, mas só vale uma tentativa de cada vez.
Se ela acertar aí sim pode jogar novamente logo em seguida recolhendo os potinhos para si, se errar, deve recolocar os potinhos no mesmo lugar que estavam e passar a vez para outro jogador.
Vence quem formar mais pares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário