quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROJETO PÁSCOA



I - JUSTIFICATIVA:


Este trabalho tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acreditamos na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.


Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.


Optamos pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionando-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.



II - OBJETIVO GERAL:


Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.



III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Levar os alunos à:


· Conhecer o significado de “Páscoa”;


· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;


· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.



IV- METODOLOGIA UTILIZADA:


Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.


Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.


Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.


V- RECURSOS UTILIZADOS:


Fotos, DVDs, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, DVDs,  aparelho de som, televisão.



VI - DESENVOLVIMENTO (etapas-prováveis):


Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.


Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.


Os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar os símbolos da Páscoa, pintura, assistir filme sobre o tema, cantar músicas sobre a Páscoa, colagem, etc.



VII - CULMINÂNCIA:


Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.
Os alunos receberão uma lembrancinha oferecida  pelos professores sobre a Páscoa. Como sugestão veja os moldes de máscaras de coelhos no final desse projeto.


VIII - AVALIAÇÃO:


A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.


Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.


IX – ATIVIDADES PARA SEMANA DA PÁSCOA

14.04.2014
· OFICINA DE OVOS DE CHOCOLATE;
· LEITURA DE LIVROS SOBRE O TEMA;
· BRINCADEIRAS DA PÁSCOA;
15.04.2014
· MÚSICAS DE PÁSCOA;
· CLIPE DO COELHO;
· BRINCADEIRAS DA PÁSCOA;
· RODA DE CONVERSA SOBRE OS COELHOS;
16.04.2014
· MÚSICAS DE PÁSCOA;
     · DEGUSTAÇÃO DO PÃO DE CENOURA COM FORMATO DO COELHINHO (ÂNGELA);
· BRINCADEIRAS DA PÁSCOA;
17.04.2014
·       RODA DE CONVERSA SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA;
·       ENTREGA E DEGUSTAÇÃO DO OVO DE CHOCOLATE DA CLASSE;
·       VISITA DO SEU COELHÃO;
ENTREGA DA MÁSCARA OU ORELHAS DO COELHO
INFORMAÇÕES SOBRE OS COELHOS
Curiosidades sobre Coelho de Estimação
 O coelho é calmo, inteligente e social, portanto é uma ótima opção de animal de estimação. O problema é que muitas pessoas se empolgam e compram um coelhinho, mas se esquecem de que ele é frágil e precisa de cuidados especiais. Se você está pensando em ter um coelho como seu mais novo amigo, dê uma olhada nas dicas a seguir!
O responsável pelo cuidado do coelho deve primeiramente procurar um veterinário para ver como esta a saúde do bichinho, que por sua vez vai aconselhá-lo sobre a alimentação adequada e os cuidados necessários para criar o coelho em casa.
Não somos profissionais na área, mas vamos traçar alguns pontos importantes que podem ser úteis antes ou depois de você comprar um coelho, são eles:
- Um coelho vive em média de 7 a 10 anos;
- Gaiolas precisam ser limpas com frequência;
- Os coelhos precisam de pelo menos 2 horas de exercício por dia;
- Os coelhos precisam ser examinados regularmente;
- Os coelhos geralmente não gostam de ser apanhados e abraçados;
- São bonitinhos, mas não brincam como outros animais de estimação (por exemplo, os cães);
- Fazem bastante sujeira;
- Os coelhos são mais felizes com a companhia de outro coelho ou um dono mais disponível;
- Como qualquer outro animal de estimação, ter um coelho vai gerar despesas.
Ao ler tudo isso vai parecer que não é uma boa ideia ter um coelho de estimação, mas não é isso! Trata-se de uma ótima escolha, mas como qualquer animalzinho, ele vai precisar de atenção e você vai ter que dedicar um pouco do seu tempo a ele. Em pouco tempo você vai se apegar ao coelhinho e querer mais um! Aí vai ser muito fácil, porque eles procriam muito!

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Os coelhos são animais mamíferos.
Podemos encontrar esta espécie animal em várias regiões do mundo.
São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos.
Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos.
Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes.
Nas matas e florestas, vivem em buracos ou em tocos de árvores.
Os coelhos que vivem nas matas (coelho selvagem) têm hábitos noturnos. Para fugir de seus predadores, procuram alimentos durante a noite.     Já os coelhos domésticos possuem hábitos noturnos e diurnos
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: varia de acordo com o gênero (raça) do animal.
Gestação: 30 a 40 dias.
Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado.
Peso: varia de acordo com a raça (de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 quilos na fase adulta.
Curiosidades
  • Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
  • Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
  • O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias. O coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de uma nova vida).
  • O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
  • Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.
  • Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.
  • Decorrente de seu ciclamento, os coelhos tem normalmente 2 cios por mês; onde depois de um período de 11(onze) dias apta a reprodução, sem fecundação há dois dias de esterilidade, sendo este o único intervalo entre seus períodos reprodutiv 
SIGNIFICADO DA PÁSCOA
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos, passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes, dependendo da religião. Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua Ressurreição.
Para os judeus, a Páscoa também é chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra prometida – marcada pela conhecida travessia do mar Vermelho – comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a páscoa cristã como a judaica são rituais de passagem:
- Páscoa cristã: lembra a jornada de Jesus da morte para a vida;
-Páscoa judaica: travessia pelo mar Vermelho, da escravidão à liberdade.
Além de toda a significação religiosa, a Páscoa é uma comemoração alegre para as crianças, pois é repleta de símbolos, ovos coloridos e muitas brincadeiras divertidas.
Entre os símbolos que marcam a comemoração da Páscoa, temos:
Coelho da Páscoa: representa a abundancia de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de filhotes. Isto se relaciona com o cristianismo pela perspectiva da Vida Nova anunciada por Jesus em sua ressurreição, além de lembrar a fecundidade da palavra de Deus entre os povos. Este símbolo foi trazido para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. Era tradição em vários países contar ás crianças que o coelho visitava as casas e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem, tradição esta que ocorre até os dias de hoje e é bem divertida!
Ovo de Páscoa: simboliza o começo da vida, por isso são oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente,         não existiam ovos de chocolate, então usavam ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas.... Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem duvida é uma delícia!!!!!
Colomba Pascal: tem o formato da “pomba da paz”, que significa a vinda do espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na Vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado  invasão da vila este agrado ao rei, mantando, assim, a paz local.
Cordeiro Pascal: é o mais antigo símbolo pascal. De acordo com o Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação da libertação da escravidão do Egito. Assim, o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Já, no Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado de uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade.
Círio Pascal: é uma vela acesa que significa o renascimento e a luz que ilumina nossos caminhos. Em muitos locais é comum o círio pascal ser transportado de uma local a outro nas procissões.
Girassol: é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como esta flor acompanha a luz do sol onde quer que o sol esteja.
Sinos Pascais: cantam a alegria da ressurreição e soando junto com os cânticos de Aleluia para anunciar novos tempos e alma nova para o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário